Dezenas de sanfoneiros se reuniram, nesta sexta-feira (2), para uma das mais vibrantes e emocionantes manifestações culturais do Nordeste brasileiro, a XVI Procissão das Sanfonas. O evento foi realizado no Centro de Teresina e reuniu vários fãs do forró e da música nordestina. Confira as fotos no final da matéira.
LEIA TAMBÉM
Neste ano, a procissão recordou os 35 anos de saudades de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, como também celebrou os 180 anos do Padre Cícero e os 90 anos de João do Vale. O desfile é tido como uma expressão autêntica da cultura nordestina, principalmente pela data ao qual é realizada, 2 de agosto, Dia da Cultura Nordestina.
A procissão iniciou com a benção das sanfonas na Catedral de Nossa Senhora das Dores, Praça Saraiva, Centro de Teresina. Logo após, os sanfoneiros saíram em procissão pelas ruas do Centro embalando vários sucessos memoráveis da cultura nordestina. Eles passaram pela Praça Rio Branco até chegarem ao Museu do Piauí, localizado na Praça da Bandeira, coração da capital piauiense.
A Procissão das Sanfonas reúne amantes do instrumento musical de várias partes do Piauí, bem como os fãs da música nordestina. O organizador e um dos idealizadores do evento, Wilson Seraine, ressalta a alegria da realização da procissão por Teresina ano após ano.
A festa contou com as melodias não apenas da sanfona, mas de vários outros instrumentos característicos da região Nordeste, como a Zabumba, Triângulo, Órgão, Chocalho e Reco-reco. O sanfoneiro Caetano Teles argumenta que sempre foi fã de instrumentos musicais e que se apaixonou a primeira vista quanto conheceu a sanfona.
“Eu comecei com a sanfoninha do meu primo. Achei muito interessante o instrumento e depois fui atrás de saber mais para poder tocar de verdade. Eu sempre gostei muito de instrumentos, depois eu peguei a pequena, comecei a tocar para poder passar para um maior como essa”, disse.
Saiba mais sobre os homenageados
Luiz Gonzaga: conhecido como o Rei do Baião, Gonzaga é uma das figuras mais importantes da música brasileira, responsável por popularizar o forró e outras tradições musicais nordestinas. Seus 35 anos de falecimento serão lembrados com muita música e emoção.
Padre Cícero: figura religiosa e líder comunitário venerado por muitos nordestinos. Seus 180 anos serão celebrados como um marco da fé e da devoção popular.
João do Vale: Compositor e cantor, é uma voz autêntica do Nordeste, conhecido por suas letras que retratam a vida do sertanejo. Seus 90 anos serão homenageados com a lembrança de suas contribuições para a música brasileira.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.