O superintendente da SAAD Sul, Jeová Alencar (Republicanos), esteve reunido, nessa quarta-feira (21), com o secretário de Justiça do Piauí, coronel Carlos Augusto, para tratar de ações sociais que incluam os detentos do sistema prisional piauiense. Dentre uma das ações, estava a prestação de serviços de limpeza por parte dos presos pelas ruas de Teresina.
Para o gestor teresinense, a atitude está sendo estudada para um possível formalização de convênio com a Sejus e, dessa forma, solicitar auxílio dos presos para uma reeducação em forma de prestação de serviços públicos em Teresina.
“Recebendo uma orientação do nosso prefeito, batendo aqui um papo com o secretário, nós estamos vendo a possibilidade de um convênio da SAAD Sul com a Sejus para que a gente possa, justamente com alguns presos, e a Justiça na forma da lei, que possam estar desenvolvendo algum tipo de serviço, como limpeza de praças ou capina e varrição para melhorar a limpeza de Teresina”, pontuou.
De acordo com o coronel Carlos Augusto, um dos objetivos da pasta estadual é colocar a população carcerária para exercer atividade dentro do sistema prisional ou fora, com pessoas em penas alternativas. Augusto destacou que os presos custam caro para os cofres públicos, e que poderiam ajudar nos serviços de limpeza da capital.
“Nós faremos isso com o maior prazer. Acho que a sociedade paga muito caro, um preço muito alto para manter um uma pessoa sob custódia, sob um cumprimento de pena. Tenho certeza que nós vamos fazer bons encaminhamentos aqui para a cidade de Teresina para que a gente possa também prestar essa contribuição através das pessoas que cumprem pena. Só acredito na reeducação através do trabalho e na educação”, concluiu.
Com edição de Nathalia Amaral.