O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, concedeu uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (11) para fazer o balanço dos primeiros 100 dias de sua gestão. A principal palavra de ordem foi “equilíbrio financeiro”, objetivo que o Executivo disse que vai tentar alcançar até dezembro deste ano. O pente-fino que vem sendo feito nas finanças da Prefeitura devem começar a ter resultados práticos. O Executivo encaminhou para o Tribunal de Contas mais de 3 mil processos de atos praticados na gestão de Dr. Pessoa.
O objetivo, segundo o prefeito, é tomar providências onde puder para que as finanças públicas da capital voltem para os eixos. “Estamos buscando o equilíbrio financeiro, não só reduzindo despesas. Estamos também verificando processo por processo. A Procuradoria do Município está encaminhando para o TCE 3.300 processos de atos que foram praticados na gestão passada. É uma obrigação nossa, porque não vamos ser penalizados por omissão da gestão pública”, explicou Silvio Mendes.

Com base nos pareceres da Corte de Contas, a Prefeitura vai tomar as providências necessárias para o equilíbrio financeiro. A intenção, segundo Silvio, é negociar somente o que for correto. O que não estiver dentro da legalidade deverá ser retirado. “Vamos negociar a dívida como for possível pagar para que todos recebam por aquilo que fez ou forneceu”, afirmou o prefeito.
Os débitos, segundo Silvio Mendes, são muitos, mas duas delas chamam mais atenção. O prefeito denunciou que as dívidas relacionadas ao transporte público e aos passivos trabalhistas dos terceirizados chegam a mais de R$ 300 milhões e destacou o pente-fino que vem sendo feito nos contratos com os prestadores de serviço. De acordo com o prefeito, “há muita conta levantada que não procede”.

A Prefeitura já acionou à Secretaria Municipal de Administração que tome as providências necessárias para que seja feita a cobrança e acompanhamento da frequência de todos os terceirizados para que quem não trabalha, não receba. “Tem que fazer esse esforço de conter despesa e aumentar receita para alcançar este equilíbrio financeiro, que eu estime que até dezembro a gente consiga fazer isso”, finaliza Silvio Mendes.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.