Mais de 1 mil pessoas que estavam de posse de celulares roubados foram intimadas pela Polícia Civil para prestar depoimento sobre a origem dos aparelhos e entregá-los para serem devolvidos aos seus reais donos. A intimação foi feita na última segunda-feira (11) e os depoimentos foram tomados na terça (12) e na quarta (13).
Ao todo, foram realizados 361 atendimentos e assinados 148 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). Ao todo, foram recuperados 170 celulares. De acordo com o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Especiais da Polícia Civil, a ação é referente a roubos registrados no ano passado.
Até o fim do ano, 20 mil pesoas devem ser intimadas a devolver celulares
A restituição de celulares roubados aos seus donos no Piauí é parte da ação da Polícia Civil no combate aos crimes de roubo e furto, sobretudo em Teresina. O foco das operações é justamente os vendedores destes aparelhos roubados e a prática do crime de receptação por parte de quem adquire estes aaparelhos de forma irregular.
De acordo com o secretário de Segurança, Chico Lucas, o objetivo é que até o final de 2023, 20 mil pessoas sejam intimadas a devolverem celulares roubados em todo o Piauí. Naquele mês, a polícia devolveu 260 aparelhos aos seus respectivos donos. O secretário lembrou ainda que os donos dos aparelhos roubados que não devolverem os celulares na primeira etapa da investigação serão punidos pela justiça.
LEIA TAMBÉM
- Operação Interditados V: 20 pessoas são presas por compra e venda de celulares roubados
- Empresário Maguim Cell é preso suspeito de vender celulares roubados em Teresina
- Ação integrada da Polícia Civil recupera 279 celulares roubados em Teresina
- Quase 600 pessoas são intimadas a prestar depoimento sobre compra de celulares roubados em Teresina