Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Não compactuamos com quem suja a toga, diz corregedor do STJ no Piauí

As falas foram ditas nesta sexta-feira (9) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), bairro Cabral, em Teresina, em evento no qual o corregedor recebeu o título de cidadania piauiense.

09/08/2024 às 13h06

O ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão, que também é corregedor nacional de Justiça, afirmou em entrevista ao O Dia que não compactua com magistrados que utilizam do cargo público para angariarem vantagens ilícitas ou trabalhos de desvirtuam a profissão. As falas foram ditas nesta sexta-feira (9) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), bairro Cabral, em Teresina, em evento no qual o corregedor recebeu o título de cidadania piauiense.

Na breve coletiva na Alepi, o ministro Salomão destacou seu trabalho à frente da corregedoria, que se encerra neste mês em razão do biênio 2022-2024. Ele fez um balanço de sua gestão e ressaltou que trabalhou em prol do bom funcionamento do Judiciário.

Não compactuamos com quem suja a toga, diz corregedor do STJ no Piauí - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Não compactuamos com quem suja a toga, diz corregedor do STJ no Piauí

Nós temos dois braços de atuação na corregedoria: um deles é a parte disciplinar, onde nós procuramos atuar com efetividade e regularizar a situação, porque o bom juiz ele não compactua com quem suja a toga. Ele quer que aquilo seja efetivamente apurado e no plano disciplinar nós procuramos atuar com isenção e com mais rigor nessa parte

Luis Felipe SalomãoMinistro e Corregedor do STJ

Ele argumentou ainda acerca do papel do juiz em todo o território nacional que, segundo ele, possui uma carga de trabalho exaustiva pelo alto nível de demandas existentes.

“Nós temos uma das maiores cargas de trabalho do mundo, nós trabalhamos muito, a magistratura trabalha e são sete mil processos por ano para cada juiz sentenciar”, explicou.

O magistrado analisou bom grado sua gestão à frente da Corregedoria, e informou que encerra sua trajetória no órgão com feitos louváveis.

“Nós identificamos quais eram os problemas, fizemos correções extraordinárias, aplicamos sanções que tem que ser aplicadas e também tive oportunidade, para minha felicidade, de desenvolver inúmeros projetos de alcance social muito grande. Foi uma trajetória muito positiva onde eu pude conhecer de perto o Judiciário mais profundo. Eu visitei 27 estados e fui com profundidade analisando cada uma das situações. Eu acho que foi muito positivo”, acrescentou o ministro.

Título de cidadania piauiense

O ministro Luís Felipe Salomão recebeu o título de cidadania piauiense, em solenidade realizada no Plenário Deputado Waldemar Macêdo, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta sexta-feira (9).

Ele agradeceu a honraria e ressaltou os laços que possui com o território piauiense. “Poder receber essa homenagem em nome da magistratura e também do STJ, me deixa muito contente. Nós iniciamos a trajetória na Corregedoria há dois anos com uma inspeção aqui no Tribunal do Piauí e eu fiz questão de concluir, fechar esse ciclo retornando aqui ao Piauí, equipe da Corregedoria, para justamente receber essa homenagem. Agradeço o apoio, a parceria, desenvolvemos muitos projetos importante que para mim”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.