A cidade de Teresina sedia, nesta sexta-feira (2), a plenária do Plano Clima Participativo do Bioma Caatinga. O evento vai ser realizado no Centro de Convenções de Teresina, das 14h às 17h, e deverá contar, além da presença do governador Rafael Fonteles, com a participação dos ministros Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), Marina Silva (Meio Ambiente), Carlos Fávaro (Agricultura) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social).
LEIA TAMBÉM
Segundo as informações, o evento visa discutir a redução das emissões de gases de efeito estufa no Brasil a partir da construção de um plano que guiará a política climática do país pelos próximos 10 anos. Além disso, é esperado a participação da sociedade civil dentro da plenária na construção de um documento que tem por objetivo um ecossistema melhor a todos os brasileiros. Saiba como participar no final da matéria.
A plenária do Plano Clima Participativo tem ainda como premissa levar o debate in loco aos biomas brasileiros, como a Caatinga, Costeiro-Marinho, Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa. Antes do evento oficial, uma coletiva de imprensa está prevista para ser realizada às 8h30 no Palácio de Karnak, sede do Poder Executivo estadual.
Vale ressaltar, ainda, que o novo Plano Clima, que será apresentado oficialmente em 2025, propõe, entre outros assuntos, frear o aquecimento global e impedir que ele produza impactos ainda mais dramáticos pelo mundo. Informações dão conta ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá apresentar uma primeira versão do texto na COP-29, a Conferência do Clima da ONU (COP-29) marcada para ser realizada em novembro, no Azerbaijão.
Como participar do Plano Clima Participativo
O Governo Federal está realizando consultas diretas à população e debates com especialistas em meio ambiente, organizações da sociedade civil, conselhos de políticas públicas e movimentos sociais e sindicais em todas as etapas de elaboração do texto.
Para participar e colaborar com a confecção do documento, o usuário pode acessar o site do Brasil Participativo, do Governo Federal, que está recebendo as propostas da população até o dia 26 de agosto.
Qualquer pessoa com CPF pode apresentar três propostas e votar em até dez propostas de outros participantes. Também há espaço para comentários.
As dez propostas mais votadas de cada um dos 18 temas definidos pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima poderão ou não ser incorporadas ao texto após análise do Governo Federal. As sugestões debatidas nas plenárias serão inseridas na plataforma digital. As cidades de Macapá (PA), Imperatriz (MA), Campo Grande (MS), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS) ainda serão palcos para a realização das plenárias pelo Brasil.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.