O diretor administrativo financeiro do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Piauí (Sebrae-PI), Mário José Lacerda de Melo, recebeu o título honorífico de cidadania teresinense nesta sexta-feira (23), na Câmara Municipal de Teresina. A proposição foi da vereadora Teresinha Medeiros, do União Brasil.
O homenageado, natural de Recife, Pernambuco, destacou a satisfação em receber este importante título e dedicou o reconhecimento ao trabalho que tem realizado, junto ao Sebrae, por mais de duas décadas.
“Sou recifense, pernambucano, mas estou há 25 anos no Estado do Piauí. E esse título eu recebo graças ao trabalho no Sebrae, ao trabalho desenvolvido em prol da nossa capital, Teresina. Compartilho esse título com todos que fazem o Sebrae Piauí, pois lá não fazemos nada só”, disse.
A parlamentar enfatizou que a homenagem se deve ao serviço prestado por Mário Lacerda ao Piauí durante seus anos trabalhando e residindo no Estado. “Dr. Mário Lacerda é um pernambucano, mas piauiense, pois já vive aqui há muito tempo e prestando relevantes serviços ao Estado do Piauí. É uma pessoa merecedora e faz jus por tudo que já fez e pelo que continua fazendo. É nosso conterrâneo, só faltava esse reconhecimento da Câmara Municipal de Teresa”, acrescentou Teresinha Medeiros.
Filemon Paranaguá, presidente do Sebrae Piauí, destacou a satisfação da entidade em ter um de seus representantes recebendo este importante título. Para ele, a homenagem servirá, também, modo combustível para que Mário Lacerda continue prestando um serviço de excelência para os piauienses.
“Para o Sebrae, é um motivo de grande felicidade. O Mário é o grande homenageado, mas todos nós nos sentimentos felizes por esse reconhecimento. Ele tem uma folha de serviços prestados à comunidade, especialmente ao Sebrae, que justamente motivou esse reconhecimento, e que hoje cumina com a concessão desse honroso título de cidadão teresinense. Não tenho dúvida que esse reconhecimento é mais que justo e merecido. E diante disse, ele estará muito mais fortalecido e entusiasmado para fazer muito mais e melhor por Teresina”, enfatizou.
Sávio Normando, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Piauí (FCDL-PI), parabenizou Mário Lacerda pela homenagem recebida da Câmara Municipal de Teresina e pelo trabalho realizado ao longo de todos esses anos em prol do empreendedorismo no Estado. “Eu trago o abraço da FCDL do Piauí, representando todo o movimento lojista do Piauí, pelo merecido título recebido por Mário Lacerda”, concluiu.
Conheça Mário Lacerda
Mário José Lacerda de Melo, nascido em 28 de julho de 1971 na cidade do Recife. Filho de Márcio Moura Lacerda de Melo e Ana Iza Monteiro Lacerda de Melo, Mário viveu toda a sua infância e adolescência naquele Estado, onde conheceu sua esposa, Ana Paula Souza Lacerda de Melo, com quem tem três filhas: Maria Isa, Maria Eduarda e Ana Carolina.
Quando adulto, já em Teresina, concluiu o curso de Direito na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Advogado e pós-graduado em Direito Tributário, Planejamento Fiscal e Legislação de Impostos. É Mestre em Direito, Justiça e Desenvolvimento. Tem em seu currículo passagens na iniciativa privada, primeiramente como gestor no segmento automotivo e depois como empreendedor no comércio varejista de cosméticos e calçados.
Também tem passagens pela Administração Pública, a exemplo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Piauí, como Diretor de Indústria; pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na qualidade de Diretor Administrativo; e pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), onde foi secretário da pasta.
Compõe e compôs diversos órgãos de representação no Estado, a exemplo do Conselho de Administração da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí; Comissão de Estudos Tributários da OAB - Seccional Piauí; Conselho Gestor do Fundo de Participações do Estado (Confupar); Comitê Gestor do Pacto Interinstitucional pelo Desenvolvimento do Estado do Piauí.
No Sebrae, em 2007, assumiu a Diretoria Técnica da Instituição, realizando um trabalho focado no desenvolvimento sustentável e na competitividade das nossas micro e pequenas empresas, já em 2011, passa a ocupar o cargo de diretor superintendente do Sebrae no Piauí, tendo uma atuação destacada na articulação institucional junto a órgãos públicos e empresas privadas, no fomento a políticas públicas, no fortalecimento do ambiente de negócios e na realização de grandes eventos, como Piauí Sampa, Piauí Rio, Festival Begê Sabor e Sol, Salão de Turismo da Rota das Emoções e Feira do Empreendedor, dentre outros, além da construção do Centro de Treinamento Empresarial Deputado Antônio José de Moraes Souza. Atualmente é diretor administrativo-financeiro do Sebrae no Piauí.
Suas experiências profissionais o credenciam como defensor da causa dos pequenos negócios, que atualmente representam mais de 98% das empresas formalmente estabelecidas no Piauí e responsáveis pela maioria das vagas de emprego abertas ano a ano no Brasil, reforçando a extrema importância desses empreendimentos para alavancar a economia e o desenvolvimento social do nosso Estado e do País.