Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleições 2024: PSTU pretende estatizar transporte coletivo e criar conselhos populares

Geraldo Carvalho (PSTU) estreou nesta quarta-feira (31) uma série de entrevistas do Programa O Dia News, que pretende conhecer as principais propostas de campanha dos candidatos a prefeito na capital.

31/07/2024 às 15h59

31/07/2024 às 15h59

O professor Geraldo Carvalho (PSTU), candidato à prefeitura de Teresina, estreou nesta quarta-feira (31) uma série de entrevistas do Programa O Dia News, que pretende conhecer as principais propostas de campanha dos candidatos a prefeito na capital.

Dentre as propostas apresentadas pelo PSTU, as que merecem destaque são a estatização do transporte coletivo, a criação de conselhos municipais populares e a não privatização dos serviços públicos.

Geraldo Carvalho (PSTU) é candidato a Prefeitura de Teresina - (Jailson Soares/ O Dia) Jailson Soares/ O Dia
Geraldo Carvalho (PSTU) é candidato a Prefeitura de Teresina

O candidato Geraldo Carvalho comenta que diante dos problemas no transporte coletivo, a população tem buscado outras alternativas e a proposta é estatizar o sistema de transporte, colocando sob o comando integral da Prefeitura de Teresina.

“Por conta da falta de transporte público, cerca de 20% da população andam a pé ou bicicleta e mais de 50% tem que recorrer ao transporte individual, ligeirinho ou Uber. O que onera muito o orçamento dos trabalhadores. A nossa ideia é criar o Conselho Municipal de Transporte, formado por trabalhadores do sistema e pelos usuários. A proposta é estatizar o sistema, por meio da Companhia Municipal dos Transportes e colocar sob o controle do Conselho Popular”, explicou.

Geraldo Carvalho ressalta que uma das alterações na gestão administrativa de Teresina é a implantação de conselhos populares nas áreas essenciais à população.

“Pretendemos colocar os conselhos populares para funcionar. São os conselhos populares de transporte, saúde, educação, cultura e segurança. Nós queremos uma cidade para os trabalhadores e governada pelos trabalhadores. A saúde e a educação estão privatizadas e a prefeitura não tem controle dos recursos gastos. Os serviços da prefeitura precisam voltar a ser efetivamente públicos e só será possível se tiver conselhos populares por pessoas do sistema e usuários”, ressaltou.

O PSTU homologou na noite dessa terça-feira (30) no Plenarinho da Câmara Municipal de Teresina (CMT) além da candidatura de Geraldo Carvalho; do candidato a vice, Gervásio Sampaio (PSTU); e dos dois candidatos a vereadores, os professores Daniel Solon (PSTU) e Yara Ferry (PSTU).

Companhia Municipal dos Transportes

O candidato Geraldo Carvalho destaca que a criação da Companhia Municipal dos Transportes é a principal solução para que a Prefeitura de Teresina assuma efetivamente o sistema.

Geraldo Carvalho (PSTU) - (Jailson Soares/ O Dia ) Jailson Soares/ O Dia
Geraldo Carvalho (PSTU)

“A Prefeitura tem que parar com essa subvenção e tomar de conta da empresa do transporte. Isso 100%. O transporte coletivo de acordo com a Constituição é um direito tal qual é a educação e tal qual é a saúde. Para que a oferta aconteça como deve ser, é preciso ter recursos e o Estado tem que se virar para sustentar e garantir isso”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.