O prefeito de Teresina Dr. Pessoa nomeou nesta terça-feira (09) o médico clínico Ítalo Costa Soares para o cargo de presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Ítalo era diretor-geral do HUT e foi exonerado para poder assumir a pasta. Conforme informação antecipada pelo O Dia, o prefeito já havia decidido promover mudanças na FMS, em resposta aos problemas enfrentados na rede municipal de saúde.
Situações como a retirada de equipamentos do HUT por parte de uma empresa, que alegou falta de pagamentos e até falta de energia na sede da Fundação. A nomeação foi publicada nesta quarta-feira (10) no Diário Oficial do Município. No DOU consta também a exoneração de Ari Ricardo, que ocupava o cargo de presidente da FMS. Ari enfrentou diversas críticas em sua gestão frente à FMS.
Tanto que a crise chegou até a Câmara Municipal de Teresina, que convocou uma sessão extraordinária para discutir o problema. Durante a sessão realizada na última terça (02), os vereadores aprovaram um convite para que gestores municipais compareçam ao parlamento para prestar informações sobre a crise na Saúde.
Falta de insumos básicos para o atendimento nas UBS e UPA's da capital; problemas estruturais nas unidades de saúde e até a retirada de equipamentos alugados do HUT por falta de pagamentos foram registrados pela população e divulgados pela imprensa. A crise chegou ao ponto de faltar energia na sede da FMS.
A alteração tafetou também a Gerência Financeira da Fundação; o prefeito nomeou Giliane Keline Melo Mariano para o cargo. No lugar de Ítalo Costa no HUT, assume Élio Rodrigues é nomeado novo diretor-geral.
Clique aqui e confira a edição do Diário Oficial do Município com as nomeações.
Sobre Ítalo Costa
Ítalo Costa Soares é clínico médico. Graduado em Medicina pela Universidade Estadual do Piauí (2016), com experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de Urgência e Emergência. É Especialista em Clínica Médica, com MBA em Gestão Executiva em Saúde, no Hospital Israelita Albert Einstein. É co-fundador do “medcast”, podcast sobre medicina, gestão e saúde.
Durante a trajetória, acumulou experiências como médico do Grupo Med Imagem, foi gestor médico de UPA por um período de quatro anos, avaliando e otimizando indicadores hospitalares com foco em qualidade e custo hospitalar, performance do corpo clínico; foi médico diarista de enfermaria clínica no HUT; além de atuar como médico do Banco de Sangue e diretor-geral do Hospital de Urgência de Teresina.
Ítalo será o quarto presidente da FMS durante o mandato de Dr. Pessoa
A gestão da pasta da saúde passou por várias mudanças na gestão do prefeito Dr. Pessoa. A troca de comando começou quando o Dr. Gilberto Albuquerque pediu exoneração do cargo de presidente da FMS, ainda em dezembro de 2022. O gestor deixa a pasta após dois anos na condução da saúde de Teresina. O médico saiu da FMS em meio a uma grave crise que culminou com a interdição do hospital do Buenos Aires.
No lugar dele, assumiu a enfermeira Clara Leal, no mesmo mês. Clara Leal já havia exercido cargos de direção no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Hospital Getúlio Vargas (HGV) e no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) em Parnaíba. Ela também já havia sido coordenadora do Samu em Teresina. Porém, também não demorou muito.
Clara passou a assumir uma diretoria na FMS. No lugar dela na presidência, assumiu Ari Ricardo , até então procurador do município. Ele foi o primeiro da gestão de Dr. Pessoa a assumir a FMS sem ser ligado a área da saúde. Formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Ari possui pós-graduação em Direito Processual e chegou em maio de 2023 com a missão de dar uma gestão mais eficiente aos recursos da pasta.
Agora, caberá a Ítalo Costa solucionar os problemas estruturais e de financiamento da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Ítalo deve tomar posse do cargo ainda nesta semana.