A O Dia TV vai realizar nesta hoje (20), a partir das 20h30, o debate com três candidatos a prefeito de Teresina. O encontro será a oportunidades das lideranças apresentarem suas propostas e confrontarem ideias. No encontro desta noite participarão Fábio Novo (PT), Francinaldo Leão (PSOL) e Silvio Mendes (União Brasil).
O prefeito de Teresina e candidato à reeleição não participará do debate. Em nota, a assessoria de Dr Pessoa afirmou que, por motivo de saúde, ele não poderá comparecer ao debate na O Dia TV.
A transmissão do debate acontecerá pela O DIA TV, canal 9.1 e pelos demais veículos do Sistema de Comunicação O Dia.
Seguindo as regras estipuladas pela legislação eleitoral (Lei 9.504/1997, art. 46 § 5º), foram convidados todos os “candidatos dos partidos com representação no Congresso Nacional, de, no mínimo, cinco parlamentares”.
Ainda seguindo a legislação eleitoral (Res.-TSE nº 23.610/2019, art. 44, § 6º), “considera-se a representação de cada partido político no Congresso Nacional a resultante da última eleição geral, com eventuais alterações decorrentes de novas totalizações operadas até o dia 20 de julho do ano da eleição”, conforme tabela publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral no dia 13 de agosto de 2024.
Dinâmica do debate da O Dia TV
O debate com os candidatos a prefeito de Teresina” não fará distinção dos candidatos participantes, que serão tratados igualmente. A posição dos candidatos no estúdio será distribuída por ordem alfabética, no sentido horário, e poderão ser acompanhados de três assessores a participar do debate in loco. O debate terá duração de 2h30 e acontecerá em cinco blocos.
No primeiro bloco, os candidatos serão apresentados, por ordem alfabética, por meio de um VT com duração de um minuto. Em seguida, cada candidato terá o direito de fazer uma pergunta para outro candidato, definido por sorteio quem pergunta e quem responde. O tempo máximo de 1(um) minuto para a execução da pergunta e 2 (dois) minutos para a formulação de resposta, seguido de réplica e tréplica, ambas com limite de 1 (um) minuto cada.
No segundo bloco, os candidatos responderão a perguntas pré-formuladas por jornalistas do Sistema O Dia de Comunicação. O jornalista a realizar a pergunta será sorteado, assim como o candidato que dará a resposta e o que fará a réplica. O tempo máximo de resposta será de 2 (dois) minutos e o de réplica e tréplica será de 1 (um) minuto cada.
Já no terceiro bloco, cada candidato terá o direito de fazer uma pergunta para outro candidato a sua escolha, sendo definido por sorteio quem fará a pergunta de tema livre. O tempo máximo de formulação da pergunta é de 1 (um) minuto e 2 (dois) minutos para a resposta, seguido de réplica e tréplica com limite de 1 (um) minuto cada.
No quarto bloco, cada candidato terá o direito de fazer uma pergunta para outro candidato a sua escolha, sendo definido por sorteio quem fará a pergunta, de tema livre. O tempo máximo de formulação da pergunta é de 1 (um) minuto e de 2 (dois) minutos para a resposta, seguido de réplica e tréplica com limite de 1 (um) minuto cada.
E no quinto e último bloco, será dado a cada candidato, em ordem alfabética, o tempo de 2 (dois) minutos para suas considerações finais.
Perfis dos candidatos
Fábio Novo (PT)
Fábio Nunes Novo é natural de Bom Jesus, no Piauí. A trajetória política de Fábio Novo iniciou aos 19 anos, quando foi eleito vereador na cidade de Bom Jesus. É formado em Jornalismo pela Faculdade Santo Agostinho. Foi presidente da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores, no Piauí, por dois mandatos consecutivos. Assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí pela primeira vez em 2008, com o suplente do deputado estadual Olavo Rebelo. Em 2010, assumiu como titular o mandato de deputado estadual. Em 2014, foi reeleito deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores. Em 2015, assumiu o cargo de secretário estadual de Cultura. Em abril de 2018, Fábio Novo deixou a Secult e votou para a Assembleia Legislativa do Piauí. Em 2022, Fábio Novo foi reeleito em mandato de deputado estadual e atualmente é candidato à prefeitura de Teresina.
Francinaldo Leão (PSOL)
Francinaldo Leão nasceu na cidade de Porto, no Piauí, em julho de 1975. É filho de trabalhadores rurais e chegou aos 15 anos de idade em Teresina. Com a família, morou no bairro Pedra Mole, zona leste da capital. Como liderança, participou da ocupação que deu origem ao bairro Cidade Jardim. Morou em barraco de lona e atuou na defesa por moradia, educação, saúde e outros direitos para sua comunidade. Francinaldo Leão ingressou no movimento comunitário aos 20 anos de idade, quando fez parte da Associação de Moradores do Cidade Jardim. É um dos fundadores do Partido Socialismo e Liberdade no Piauí (PSOL). Foi estivador, vendedor no comércio local e atualmente trabalha como motorista de aplicativo.
Silvio Mendes (União Brasil)
Sílvio Mendes de Oliveira Filho nasceu na cidade de Campo Maior, no Piauí, no dia 31 de agosto de 1949. Cursou Medicina na Universidade Federal de Pernambuco. É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Foi médico do Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, e do Ministério da Saúde. Foi secretário municipal de Saúde de Teresina durante 12 anos, nas gestões de Wall Ferraz, Francisco Gerardo e Firmino Filho. Foi eleito e reeleito prefeito de Teresina, cumprindo mandato de 2004 a 2010. Foi presidente da Associação Piauiense de Medicina, foi membro titular do Conselho Regional de Medicina do Piauí, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde por dois mandatos e foi membro titular do Conselho Nacional de Saúde por dois mandatos.