Foi deflagrada nas primeiras horas da manhã de hoje (03) a Operação Cativeiro Digital para investigar crimes de extorsão praticados via Whatsapp. Segundo a polícia, os criminosos extorquiam dinheiro das vítimas, ameaçando divulgar imagens íntimas delas. A ação é coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) e resultou na prisão de quatro pessoas no Piauí. Foram cumpridos ainda sete mandados de busca e apreensão.

O delegado Humberto Mácola, coordenador da DRCI, explicou que os criminosos usavam perfis falsos nas redes sociais para atrair suas vítimas. “Após estabelecer contato, os suspeitos obtinham imagens íntimas das vítimas e, em seguida, exigiam pagamentos que somaram cerca de R$ 80 mil. Para dar mais verossimilhança às abordagens, os perfis dos envolvidos tinham imagens de mulheres retiradas de perfis de personalidades de outros estados do país”, explica.
Em prints das conversas divulgados pela polícia, os criminosos aparecem exigindo dinheiro das vítimas para “ficarem quietos por um mês”. Confira abaixo:

Em outro print, o suspeito pede mais R$ 1 mil e diz que em nenhum momento ameaçou a vítima:

Em outra conversa, o criminoso reclama com a vítima que o Pix que ela fez não chegou à conta dele e chega a dizer que “precisa é agora já” do dinheiro, perguntando, também, se a vítima “quer fazer graça”:

LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.