Encerrou o prazo a realização das convenções partidárias em todo o Brasil. Em Teresina, nove candidatos foram oficializados na disputa pela prefeitura da capital. Dr. Pessoa (PRD), Fábio Novo (PT), Francinaldo Leão (PSOL), Geraldo Carvalho (PSTU), Lourdes Melo (PCO), Professor Tonny (NOVO), Santiago Belizário (UP), Silvio Mendes (União Brasil), Telsírio Alencar (Mobiliza) e Lourdes Melo. O Portal O Dia traz os detalhes de cada candidato que disputará o pleito.
Dentre os principais detalhes dos candidatos, nenhum dos nove nomes são teresinenses, todos nascidos em cidades do interior, um cearense e um maranhense. Lourdes Melo será a única mulher disputando uma cadeira majoritária, com oito homens na disputa. O candidato mais velho é Dr. Pessoa (PRD) com 77 anos e o mais novo Santiago Belizário (UP) com 31 anos.
Dr. Pessoa (PRD): José Pessoa Leal tem 77 anos e é médico. Natural de Água Branca e concorrerá com o apoio da coligação “Fazemos mais com o Povo” com os partidos Avante, PRD e PL. Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa disputará a reeleição após governar o município no último quadriênio. O vice de Dr. Pessoa é o ex-vereador Ricardo Bandeira (Avante).
Fábio Novo (PT): Fábio Nunez Novo tem 50 anos e é deputado. Natural de Bom Jesus e concorrerá com o apoio da coligação “Juntos por Teresina” com os partidos PDT, MDB, PODE, DC, AGIR, PSB, PSD, SOLIDARIEDADE, PSDB, Cidadania, PC do B, PV e o próprio PT. Novo cumpre o quinto mandato como deputado estadual e ocupa uma cadeira no parlamento desde 2007. O vice de Fábio Novo é o médico Paulo Márcio (MDB).
Francinaldo Leão (PSOL): Francinaldo tem 49 anos e é motorista de aplicativo. Natural de Porto e concorrerá com o apoio da federação PSOL e REDE Sustentabilidade. Leão foi candidato a vereador em Teresina nas eleições municipais de 2020 e tenta chegar ao Palácio da Cidade pela primeira vez. A vice de Francinaldo Leão será Maria Lúcia Oliveira.
Geraldo Carvalho (PSTU): Geraldo Nascimento Carvalho tem 66 anos e é servidor público federal. Natural de Piracuruca, ele concorrerá com o partido isolado PSTU. Carvalho irá para a sua oitava eleição, ele foi candidato a Prefeitura de Teresina em 2004 e também se candidatou a vereador na capital em 2008 e 2016, todos os pleitos pelo PSTU. O vice de Geraldo Carvalho será Gervásio Santos.
Lourdes Melo (PCO): Maria de Lourdes Soares Melo tem 71 anos e é professora. Natural de Pedreiras, no Maranhão, Lourdes concorrerá ao pleito pelo PCO. A educadora será candidata pela décima vez seguida, desde 2006 a educadora disputa majoritariamente todos os pleitos, concorrendo cinco vezes ao governo do Piauí, quatro vezes a Prefeitura de Teresina e uma vez como candidata a vice-prefeita. A candidata à vice de Lourdes Melo será Deuselia Lopes.
Professor Tonny (Novo): Tonny Kerley de Alencar Rodrigues tem 35 anos e é professor. Natural de Marcolândia, concorrerá com o partido isolado Novo. Tonny Kerley se candidata a um cargo eletivo pela primeira vez. O vice de Tonny Kerley será o médico Wallace Miranda.
Santiago Belizario (UP): José Santiago Belizario tem 31 anos e é estudante, bolsista. Natural de Fortaleza, Santiago concorrerá pela primeira vez a Prefeitura de Teresina, de todos os nomes, Santiago o candidato mais jovem. A vice de Santiago Belizario será Dara Neto.
Silvio Mendes (UB): Silvio Mendes de Oliveira Filho tem 74 anos e é médico. Natural de Campo Maior, Silvio disputará a sua sexta eleição e concorrerá com o apoio da coligação “Teresina no caminho certo” que terá os partidos União Brasil, Progressistas e Republicanos. Prefeito da capital por dois mandatos, o ex-gestor disputou o governo do Piauí por duas vezes e foi candidato a vice-governador uma vez.
Telsírio Alencar (Mobiliza): Telsírio Carvalho de Lima Alencar tem 59 anos e é advogado. Natural de São Pedro do Piauí, Telsírio disputará a sua quarta eleição, ele concorreu ao cargo de vereador em 2004 e 2016, já em 2022 foi candidato a deputado estadual. O advogado disputará o pleito pelo Mobiliza. A vice de Telsírio será Juliana Mâcedo.