Criado em 1986, o Complexo Cultural Teatro do Boi surge como um espaço de valorização e disseminação de acesso à cultura para os teresinenses. O Teatro fica localizado no bairro Matadouro, zona Norte de Teresina, e leva este nome em alusão ao antigo Matadouro Público Municipal que funcionava no local e fornecia carnes para toda a cidade entre os anos de 1928 até meados de 1973.
Após diversos anos desativados, o espaço retorna a funcionar, mas como um Centro Integrados de Arte (Ciarte). O complexo passou por uma reforma durante a primeira etapa do Programa Lagoas do Norte, em 2010, tornando o espaço mais apropriado para a realização das oficinas e atividades artísticas e culturais. A reinauguração ocorreu no ano de 2012. Após a revitalização, o local possibilitou um maior alcance e visibilidade da cultura, além de ter uma estrutura mais ampla para a realização de atividades culturais, oferecendo gratuitamente oficinas de dança, teatro, violão, percussão, artes plásticas, capoeira e figurino/corte e costura.
Cecília Sousa, diretora do Teatro do Boi, comenta que o Complexo surgiu para atender toda a comunidade e não somente a população da zona Norte de Teresina. No local, são oferecidas oficinas de dança contemporânea, jazz, balé clássico, além de capoeira, aula de música e violão. Atualmente, cerca de 300 alunos estão matriculados em uma das diversas atividades desenvolvidas no Teatro.
“O interessante é que muitos pais, tios e primos de alunos da classe infantil e juvenil também se matriculam nas aulas, pois não compensa trazer as crianças e voltar depois para buscá-las, então eles acabam ficando, se matriculando e fazendo as aulas também, participando das oficinas e ações do Teatro”, pontua a diretora.
LEIA TAMBÉM
O auditório do Teatro do Boi tem capacidade de receber 270 pessoas, já a área externa recebe uma média de 270 pessoas. O Complexo passará por uma reforma, que deverá durar aproximadamente 120 dias. O prédio será remodelado, com reforma na iluminação, cadeiras, acústica e salas estruturadas para atender as exigências atuais. Além disso, o carpete será substituído e as janelas e portas serão restauradas.
“Com a reforça, conseguiremos ter mais oficinas e projetos, de modo a trazer mais pessoas da comunidade para participar. No palco acontecem diversas apresentações artísticas e culturais, tanto realizadas pelos alunos matriculados as aulas do Teatro, como de grupos artísticos de outros bairros que utilizam o espaço para mostrar sua arte. Além disso, instituições públicas, como as universidades Federal e Estadual, e privadas, também aproveitam o espaço para reforçar a cultura do estado”, complementa.
____
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.