O temporal que caiu ontem (23) em Teresina deixou um rastro de destruição em ruas e avenidas, mas também causou danos à estrutura física das duas principais instituições de ensino superior da cidade. Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o vento arrancou parte das telhas metálicas da cobertura do Espaço Rosa dos Ventos. Na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), a força da água causou o rompimento de uma parte do forro de uma sala de aula.

O momento foi registrado por estudantes do curso de Psicologia, que assistiam aula no momento do ocorrido. As imagens, compartilhadas nas redes sociais, mostram o forro cedendo e a água da chuva entrando pelo buraco aberto na estrutura. Assim que perceberam que havia risco de a estrutura abrir, os alunos saíram da sala de aula antes de serem atingidos. O fato aconteceu no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da instituição.

A reportagem do Portalodial.com procurou a Uespi para pedir uma nota sobre os danos estruturais causados pela chuva. A instituição explicou que o volume de água superou a vazão natural das calhas de drenagem, ocasionando pontos de alagamento e infiltrações nas edificações. Diante da situação, a Pró-Reitoria de Administração (PRAD) já mobilizou equipes para a realização dos reparos emergenciais, que começaram hoje pela manhã.
Já a UFPI informou que os danos à estrutura foram causados especificamente na área em frente ao Cine Teatro.A instituição ressaltou que a estrutura metálica de sustentação do Espaço Rosa dos Ventos permanece íntegra e resistente. Por precaução, a área afetada foi isolada e está sendo submetida a uma avaliação técnica para identificar eventuais comprometimentos estruturais e viabilizar as soluções adequadas. “Ao longo de mais de duas décadas, a cobertura do espaço não apresentou danos dessa magnitude e frequência, o que reforça a influência das mudanças nas condições climáticas como fator relevante para tais eventos”, disse a UFPI.
LEIA TAMBÉM
Ruas alagadas e intransitáveis
Quem tentava voltar para casa no começo da noite de ontem (23) em Teresina encontrou dificuldades não só pelos engarrafamentos, mas também pelos alagamentos causados pela chuva. Na zona Leste de Teresina foram registrados pontos de inundação nos cruzamentos das principais vias como Avenida Nossa Senhora de Fátima com Avenida Jóquei Clube, Avenida Dom Severino e no balão principal da UFPI.
Também foram registrados pontos de alagamento na Avenida Cajuína, onde a elevação da água representou risco ao tráfego de veículos leves e motocicletas. Duas ocorrências de queda de árvore foram registradas: uma na Avenida Nossa Senhora de Fátima, onde uma árvore de médio porte caiu em frente a uma escola de línguas estrangeiras e uma na Avenida Marechal Castelo Branco.

Dados da RedeColab, rede da Defesa Civil do Piauí, apontam que a precipitação acumulada em Teresina foi de 72mm na zona Leste e de 48mm na zona Sudeste.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.