A Casa da Mulher Brasileira de Teresina deve ser inaugurada em 8 de março, no Dia Internacional da Mulher. A data ficou definida durante a visita da secretária Nacional de Enfrentamento a Violência contra Mulheres (SENEV), Denise Motta, nesta terça-feira (6) a Teresina.
Em reunião que traçou o plano de trabalho, ficou estabelecido também a pactuação para o gerenciamento do local. Os serviços serão compartilhados entre o Governo do Piauí e a Prefeitura de Teresina e ainda contrapartida do governo federal pelos próximos dois anos.
Denise Motta explicou que a Casa da Mulher contará com atendimento social, psicológico, e cursos para geração de trabalho de renda. No local será disponibilizado ainda atendimentos do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia Especializada e Centro de Referência Esperança Garcia.
A secretária da Mulher de Teresina, Karla Berger, explicou que a Casa será fundamental para evitar o desestímulo da mulher em denunciar os casos de violência. “A mulher não passará por aquela rota crítica de vários órgãos. Aqui ela vai encontrar todo o acolhimento, todo o apoio para que ela possa sair dessa situação de violência”, disse.
Zenaide Lustosa, secretária da Mulher do Piauí, antecipou que após a inauguração da Casa em Teresina será dado início aos procedimentos para a construção da Casa da Mulher Brasileira em outros municípios.
“A gente inicia este ano ainda a construção a Casa da Mulher Brasileira de Parnaíba, um outro serviço que terá a participação dos três entes federativos. Estamos inaugurando também o Centro de Convivência da Mulher de São Raimundo Nonato. Nosso objetivo é interiorizar as ferramentas que possam dar todo o suporte para as mulheres vítima de violência”, Zanaide Lustosa.