Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Câmeras com reconhecimento facial em Teresina ajudarão na captura de foragidos da Justiça

O investimento será possível graças a uma cooperação técnica entre a Prefeitura de Teresina e o Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações.

05/02/2025 às 09h29

O secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Wagner Torres, anunciou que a cidade de Teresina vai contar com o aporte de mil novas câmeras de segurança, equipadas com tecnologia avançada em reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. O investimento será possível graças a uma cooperação técnica entre a Prefeitura de Teresina e o Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações.

Coronel Wagner Torres, secretário municipal de Segurança Pública de Teresina - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Coronel Wagner Torres, secretário municipal de Segurança Pública de Teresina

Segundo o gestor, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, deverá vir a Teresina nos próximos dias para anunciar a celebração da parceria e, assim, auxiliar na manutenção da ordem e segurança pública da capital piauiense.

“Isso é um projeto de curto, médio e longo prazo de instalação de câmeras para o reconhecimento facial e leitura de placas. O nosso prefeito, Dr. Silvio Mendes, inclusive já anunciou essa semana, existem dois empresários da Califórnia que vão instalar essas câmeras, vão fazer a muralha virtual, ou seja, vai cercar a Teresina com câmeras, justamente para coibir e inibir furto e roubo de veículos. Nós estamos aqui nessa expectativa e aguardando a qualquer momento essa autorização para que a gente possa colocar em prática esse projeto”, disse ao O Dia nessa segunda-feira (3).

Além de colaborar no combate a roubo e furto de veículos em Teresina, o Coronel Wagner Torres destacou ainda que os novos equipamentos também auxiliarão no reconhecimento de pessoas com mandados de prisão em aberto, dando um aporte maior às forças de segurança pública para a captura de pessoas à margem da lei.

“Não tenho dúvida [sobre esse projeto], até porque essa tecnologia é justamente para isso, é o reconhecimento facial. Inclusive, eu quero dizer que nós vamos fazer a integração com o Estado. Não vai ser a Guarda Municipal que vai estar só prendendo o bandido que tem mandado de prisão em aberto, a Polícia Militar também. Vamos trabalhar em conjunto, em parceria, Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil, e principalmente com o apoio do povo. O povo é que vai passar nossas informações”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.