A Câmara Municipal derrubou na manhã desta terça (09) dois vetos da Prefeitura de Teresina que foram encaminhados ao parlamento. A medida, analisada nos bastidores como uma resposta ao executivo, manteve dois projetos de vereadores da oposição, Evandro Hidd e Vinicio Ferreira. Apesar da recomendação do líder do Prefeito, Antônio José Lira, pela manutenção da decisão do executivo, apenas seis vereadores votaram a favor do palácio da cidade.
O primeiro veto, referente ao PL 179/2022, de autoria de Evandro Hiid, impedia a proibição de cobrança de taxas ou valores superiores pelas instituições de ensino privadas de Teresina aos alunos com deficiência, o veto foi derrubado por 19 votos a 1. Já a segunda matéria vetava o ingresso de cães guia para deficientes visuais em locais de uso público ou privados de acesso público em Teresina. O projeto do vereador Vinício Ferreira foi mantido por 15 votos a 6. Com a decisão dos vereadores as duas matérias serão promulgadas pelo próprio parlamento e entrarão em vigor a partir da promulgação.
Evandro Hidd valorizou o entendimento dos vereadores para manter os dois projetos. “É uma pauta de extrema importância para cidade e ainda bem que os companheiros parlamentares entenderam a importância da medida. A Câmara sempre foi uma casa independente, não era nem essa questão de ser contra a ou b, era sobre ser contra a população. Um tema importante como esse não deveria ser politizado como não foi”, afirmou.
Já o líder do Prefeito, Antônio José Lira (REPU) negou que a baixa adesão à base do Prefeito tenha significado uma derrota. “De forma alguma foi uma derrota, o que houve foi uma questão do tempo, é um veto antigo, de 2022, aqui não foi uma queda de braço entre palácio e Câmara, nem entre situação e oposição. Na verdade o que foi derrubado foi um entendimento com a casa e foi uma forma de proteger o próprio prefeito de Teresina”, finalizou.