As assessorias de corrida têm se tornado uma importante ferramenta para quem deseja melhorar seu desempenho nas corridas e ainda fortalecer a sociabilização entre os praticantes. A prática, que é cada vez mais popular em todo o mundo, oferece um acompanhamento profissional, além de proporcionar uma rede de apoio entre os participantes.
LEIA TAMBÉM

Rômulo Martins, empresário e corredor, é um exemplo de como as assessorias podem influenciar positivamente a vida de quem as procura. Ele começou a correr sem experiência alguma e, com a ajuda de uma assessoria, tem se preparado para sua próxima maratona de 42 km. “Essa evolução me fez emagrecer, melhorou minha qualidade de vida, meu sono e trouxe mais disposição. A corrida me proporciona o prazer de vencer meus próprios limites”, conta Martins.
As assessorias de corrida não são voltadas apenas para corredores experientes. Elas também oferecem treinamentos personalizados para iniciantes, pessoas que buscam perder peso ou melhorar sua saúde. Rômulo Pinheiro, treinador com uma assessoria própria, destaca que cada aluno é tratado de acordo com suas necessidades e objetivos. "Trabalhamos com a condição atual do aluno e minimizamos os riscos de lesões", explica Pinheiro, que hoje treina cerca de 300 alunos, desde iniciantes até corredores avançados e triatletas.

Entre os principais benefícios das assessorias, estão a orientação personalizada e o suporte contínuo, que ajudam a melhorar o desempenho físico e a prevenir lesões. Corredores como Nartésia Freitas e Aline Vasconcelos afirmam que o acompanhamento especializado foi essencial para sua evolução e transformação.
"Desde que comecei com a assessoria, em apenas um mês, percebi uma grande evolução na minha disposição e condicionamento. Consegui correr 10 km com muito menos esforço, algo que só foi possível graças ao apoio da assessoria", afirma Nartésia Freitas, corredora.
Já para Aline, a corrida tem sido muito mais do que uma ferramenta para emagrecimento. Ela a vê como uma terapia que tem ajudado a combater a ansiedade. "Perdi 16 quilos desde que comecei, mas o maior benefício tem sido a minha saúde mental. Comecei a correr porque sofria de ansiedade e depressão, e hoje vejo a corrida como um antídoto para evitar crises. Sou uma pessoa completamente diferente", compartilha Aline.
LEIA TAMBÉM
1° Circuito "O Dia de Rua" promove saúde, bem-estar e solidariedade
As assessorias de corrida têm se mostrado uma excelente opção para quem deseja melhorar o desempenho físico e, ao mesmo tempo, estreitar laços dentro da comunidade de corredores. Além dos benefícios pessoais, como a evolução no condicionamento e a prevenção de lesões, essas assessorias também proporcionam uma sensação de união e solidariedade entre os participantes.
“Quando você se encontra no grupo, você vive as mesmas dores, os mesmos prazeres. Isso cria um laço de amizade que vai além da assessoria" diz a corredora Nartésia.
Esse espírito de colaboração e bem-estar coletivo se reflete no 1º Circuito "O Dia de Rua", que acontecerá no dia 5 de abril. Além de ser uma oportunidade para os corredores aplicarem o que aprenderam em suas assessorias, o evento também promove a solidariedade ao arrecadar alimentos e doações para a Associação Lar Preciso Viver, que oferece apoio a pacientes em tratamento oncológico. Durante a corrida, os participantes devem doar 1 kg de alimento não perecível, além do valor da inscrição, que será destinado a essa causa.
A associação foi fundada com o objetivo de fornecer suporte a pacientes em tratamento oncológico. A instituição atende pessoas de diversas idades, incluindo crianças, adultos e idosos, oferecendo serviços essenciais como hospedagem temporária, acompanhamento social e psicológico. Fundada há quase quatro anos, a associação assiste atualmente 63 pessoas, com a maioria dos atendidos oriundos do interior do estado, que buscam tratamento em Teresina.
LEIA TAMBÉM
"Funcionamos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo suporte contínuo para aqueles que chegam a qualquer horário", explica Antônio Silva, educador físico e um dos fundadores da associação.
Com apoio da comunidade e de eventos como o "O Dia de Rua", a associação busca melhorar a qualidade de vida das pessoas em tratamento.
Confira aqui o regulamento do 1º Circuito O Dia Corrida de Rua

Com inscrições abertas para todas as idades, o circuito terá categorias para diferentes faixas etárias e para pessoas com deficiência (PCDs). O percurso será de 5 km, com largada às 6h na Avenida Raul Lopes, em frente ao Theresina Hall, e contará com apoio de equipes especializadas para garantir a segurança dos corredores.
Além de incentivar a prática de atividades físicas e a solidariedade, o evento também premiará os três primeiros colocados com troféus, e todos os participantes receberão medalhas.
Clique aqui e faça sua inscrição no 1º Circuito Corrida de Rua O Dia
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.