Um apagão registrado no início da tarde desta quinta-feira (15) deixou diversos bairros de Teresina sem energia elétrica, causando transtornos em várias regiões da cidade. A queda de energia ocorreu por volta das 12h, afetando bairros das zonas Norte, Sul e Centro, além da cidade de Timon, no Maranhão.
Entre os bairros atingidos na capital piauiense, estão Parque Piauí, Bela Vista, Saci e Piçarra, localizados na zona Sul, bem como outras áreas do Centro e da zona Norte. Em algumas regiões, a energia foi restabelecida após alguns minutos, mas em outras, o problema persistiu.
Ao O Dia, moradores do Parque Piauí, na zona Sul, relataram ter ouvido um grande estrondo, três vezes, logo após a queda de energia.
Apagão causou transtornos no trânsito
Com a queda de energia, os semáforos de importantes avenidas, como a Frei Serafim e a Miguel Rosa, pararam de funcionar, o que resultou em longos congestionamentos. Motoristas enfrentaram dificuldades para se locomover, especialmente por ter acontecido em um horário de pico, quando o fluxo de veículos já é intenso.
Bairros ficaram sem fornecimento de água devido ao apagão
Devido ao apagão, todas as zonas de Teresina ficaram temporariamente sem abastecimento de água nesta tarde. A Águas de Teresina, concessionária responsável pelo fornecimento, informou que as equipes já estão movendo esforços para que o abastecimento seja restabelecido o mais rápido possível.
"A empresa já está em contato com a Equatorial Energia. Casos emergenciais devem ser comunicados ao 0800 223 2000”, diz a nota da empresa.
Queda de energia foi causada por problema na Subestação Teresina
Conforme a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), o apagão foi acusado devido a uma ocorrência na Subestação Teresina, que ocasionou a interrupção do fornecimento de energia.
"A ocorrência teve início às 12h07 e que de imediato foram realizadas manobras de transferência e normalização do atendimento de aproximadamente 50% dos consumidores, por meio da rede de Distribuição. As 12h30min cerca de 90% dos consumidores tiveram o suprimento normalizado, e os demais as 12h50min", informou a Chesf por meio de nota. Ainda não se sabe o que teria causado o problema e o caso está sob investigação.
A Equatorial Piauí também emitiu uma nota sobre o apagão. De acordo com a empresa, a ocorrência impactou o suprimento de 6 subestações da Equatorial Piauí em Teresina. "Em menos de 3 minutos, a Distribuidora realizou manobras de transferência do atendimento dos clientes da região Norte por outros pontos, garantindo a normalização do fornecimento a cerca de 46% dos clientes impactados até que, de forma gradativa, a Eletrobras Chesf fosse concluindo a energização das áreas", diz a nota.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.