Um avião modelo EMB-711ST fez um pouso forçado no campo de futebol do Bariri, na Vila Operária, zona Norte de Teresina. O acidente ocorreu no início da tarde desta segunda-feira (12). Essa é a segunda ocorrência envolvendo uma aeronave na capital em apenas 24 horas. O Portal O Dia teve acesso ao áudio que mostra a comunicação entre o piloto da aeronave e a torre de Controle de Teresina. Ouça abaixo.
Em diálogo com a torre de controle do aeroporto de Teresina, o piloto do avião pediu para retornar à pista minutos depois da decolagem. No áudio, é possível perceber que ele recebe a autorização. Depois, o piloto informa que quer fazer o retorno e pousar porque ficou com a porta aberta.
O advogado Arcedino Concesso é o proprietário e pilotava o avião no momento do acidente. De acordo com um primo do advogado, Geovane Telmo, a família estava em Fortaleza, reabasteceu em Teresina e seguiria para o Tocantins.
Cinco pessoas estavam na aeronave, sendo uma criança, identificada pelas iniciais N.C.P, e quatro adultos (Giovana Plácido, de 16 anos, Juliana Plácido, 36 anos, Maria Gracy, de 66 anos, e o piloto Arcedino Concesso Filho, de 37 anos. Entretanto, segundo as especificações do modelo, a capacidade máxima é de apenas três passageiros.
O Samu está no local prestando os primeiros socorros às vítimas. Apesar do susto, todos os passageiros estão estáveis. Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave não poderia operar como táxi aéreo.
A Fundação Municipal de Saúde emitiu uma nota sobre a queda do avião no campo do Bariri, na zona Norte de Teresina
"O SAMU informa que foram enviadas ao local do acidente uma ambulância avançada, duas ambulâncias básicas e duas motolâncias. Foram prontamente atendidas cinco pessoas, sendo uma criança e quatro adultos. Todos tiveram apenas escoriações e foram encaminhados para atendimento no HUT", diz a nota.
O HUT informou que recebeu cinco vítimas do acidentes, que chegaram hemodinâmicamente estáveis, lúcidas e sem necessidade de procedimentos de emergência.
Ontem (11), outro avião de pequeno porte caiu em uma lagoa próximo ao Encontro dos Rios.