Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Abastecimento de água é retomado em Teresina após reparos na ETA

Estação de Tratamento de Água Sul, que atende a 80% de Teresina, teve uma descarga elétrica que queimou equipamentos e rompeu uma das adutoras.

17/02/2024 às 08h30

Depois de passar boa parte do dia sem água, Teresina teve seu abastecimento restabelecido na noite desta sexta-feira (16) após realização de reparos na Estação de Tratamento de Água Sul, a ETA Sul. Por meio de nota, a concessionária dos serviços de água e esgoto da capital, a Águas de Teresina, informou que os sistemas da ETA Sul já foram restabelecidos e o abastecimento já ocorre de forma gradual desde o final do dia de ontem.

Diz a empresa: “Como o sistema funciona por pressão, a água chegará mais rápido nas regiões baixas e só depois nas áreas mais elevadas, devendo ocorrer o restabelecimento total durante a madrugada”.

Abastecimento de água é retomado em Teresina após reparos na ETA - (Arquivo / O Dia) Arquivo / O Dia
Abastecimento de água é retomado em Teresina após reparos na ETA

O fornecimento de água em Teresina precisou ser interrompido nesta sexta (16) em razão da complexidade do serviço emergencial na ETA Sul. Por conta de uma descarga elétrica, alguns equipamentos da Estação de Tratamento de Água queimaram e houve rompimento de uma das adutoras do sistema.

Ainda ontem, cerca de 30% da capacidade de abastecimento da estação já havia sido restabelecida. A Águas de Teresina orientou para o consumo consciente de água durante o período de reparo nos sistemas da ETA.

Confira abaixo algumas dicas para lidar com a falta de água

  • Estoque de água: Mantenha um suprimento de água potável suficiente em casa para emergências. Armazene água em recipientes limpos, seguros (e fechados), garantindo reserva de pelo menos três dias por pessoa.
  • Racionamento consciente: Use água de forma consciente e econômica em atividades diárias, como tomar banho, lavar louça e regar plantas. Priorize necessidades essenciais e evite desperdícios.
  • Reutilização inteligente: Adote práticas de reutilização da água sempre que possível. Por exemplo, colete água da chuva para regar o jardim ou lavar o carro, e reutilize a água do enxágue da máquina de lavar para limpezas leves.