O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, lançará na próxima terça-feira (24) no Piauí o Plano Safra 2023/2024. A solenidade contará ainda com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e do governador Rafael Fonteles.
O Plano Safra, que é um programa do governo federal voltado a proporcionar crédito rural para agricultores familiares, terá nesta edição um total de R$ 71,6 bilhões para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf. Em comparação com o plano passado, o volume de recursos representa um crescimento de 34%.
O plano também contempla ações como compras públicas, assistência técnica e extensão rural, Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), Garantia-Safra e Proagro Mais.
Para este ano, o governo anunciou as mudanças no Agroamigo, o microcrédito produtivo. Segundo o ministério Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, esse será o maior volume de recursos disponíveis em apenas um ano da história do programa.
Na solenidade, que ocorrerá no Palácio de Karnak, também será lançado o programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) Semiárido/Agroecologia. Os ministros assinarão ainda uma série de convênios.
- - A assinatura do convênio para o fortalecimento da cadeia produtiva do caju no Piauí;
- - Entrega de contratos do Crédito Fundiário;
- - Assinatura do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite;
- - Assinatura do convênio das centrais de abastecimento
- - Assinatura de acordo de cooperação técnica para o Crédito Fomento entre o MDS, MDA e o Governo do Piauí.