O período mais quente do ano iniciou oficialmente no dia 01 de setembro e nem bem o B-R-O-Bró chegou, as temperaturas em Teresina já ultrapassam os 35°C. Para amenizar a sensação de calor, os teresinenses recorrem a tudo: ar-condicionado, ventilador e umidificador de ar são algumas das principais opções. Mas o aumento no uso destes aparelhos gera impactos no bolso e a tentativa de diminuir a quentura traz outra preocupação: como economizar energia no período mais quente do ano?
Entre os dias 21 e 25 de setembro de 2023, o Piauí registrou um recorde histórico de consumo de energia em razão da quantidade de aparelhos climatizadores ligados nas tomadas. À época, o Estado sofria os efeitos de uma onda de calor que atingia o Brasil. Para 2024, a expectativa é que fenômenos do tipo voltem a acontecer.
Para garantir que o B-R-O-Bró de 2024 não seja tão severo e diminuir os impactos no bolso, a Equatorial Piauí, concessionária da geração e distribuição de energia do Estado, dá algumas dicas de como economizar energia no período mais quente do ano. Confira abaixo:
- Deixar um litro com água e gelo fora da geladeira para evitar o abre e fecha deste eletrodoméstico.
- Quando buscar algum alimento na geladeira ou freezer, já tenha em mente o que deseja. Isso evita deixar o equipamento aberto e consumindo mais energia por mais tempo.
- Ao adquirir novos aparelhos eletrônicos, observar se possuem o selo PROCEL A+++ de eficiência energética.
- Deixar o ar-condicionado na temperatura ideal de 23°C, pois assim o compressor consome menor energia e o conforto térmico é mantido.
- Fazer uso intercalado do ar-condicionado com o ventilador em dias menos quentes. Ventiladores consomem bem menos energia.
- Em ambientes naturalmente iluminados, evitar acender luzes. É importante também dar preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.
Maisa Oliveira, analista de Eficiência Energética da Equatorial Piauí, acrescenta ainda outra atitude simples, mas importante para reduzir o consumo de energia durante o B-R-O-Bró. “Um exemplo é evitar deixar equipamentos ou lâmpadas ligadas em ambientes ou cômodos vazios. Isso evita bastante o desperdício de energia e impacta positivamente na redução do valor da conta no final do mês”, diz.
Ventilador, climatizador ou ar-condicionado? Veja o consumo de cada aparelho
Entre o ventilador, o climatizar e o ar-condicionado, qual você escolhe para amenizar o calor no dia a dia? É importante conhecer os reais consumos dos eletrodomésticos para fazer uma escolha consciente e ter o aparelho que melhor se adapte à realidade particular de cada família e de cada usuário.
Confira abaixo a média de consumo de cada um dos aparelhos mais utilizados no B-R-O-Bró:
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.