Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sesapi recomenda que municípios mantenham UBS em funcionamento no fim de ano

Ofício circular publicado sugere que sejam feitas escalas de revezamento da equipe para dar continuidade do horário de funcionamento.

09/12/2024 às 09h07

A Secretaria da Saúde (Sesapi) publicou ofício circular neste domingo (8) recomendando aos gestores municipais de saúde que mantenham as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em funcionamento durante o recesso de fim de ano. O documento sugere às Secretarias Municipais de Saúde que seja feita escala de revezamento da equipe e demais trabalhadores, que permita a continuidade do horário de funcionamento dos serviços ofertados pelas equipes de Estratégia da Saúde da Família.

UBS do Buenos Aires, em Teresina. - (Reprodução/FMS) Reprodução/FMS
UBS do Buenos Aires, em Teresina.

A medida visa garantir o funcionamento para que uma eventual interrupção do atendimento não comprometa o acesso dos usuários às ações e serviços públicos de saúde. "O cumprimento do horário das equipes de saúde nas Unidades Básicas de Saúde, durante o recesso no fim do ano, é de extrema importância para garantir a continuidade do cuidado em saúde da população", diz o documento, assinado pelo secretário de Saúde, Antônio Luiz Soares.

A decisão se dá porque, comumente, apenas os serviços de urgência e emergência são mantidos, e as UBS ficam sem funcionar, voltando a abrir as portas apenas no ano novo. Em 2023, por exemplo, aqui na capital todas as UBS, salas de vacina e a parte ambulatorial dos hospitais (marcação de consultas e exames) não funcionaram. O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, por fazer parte da rede de atendimentos ambulatoriais, também não esteve aberto. Todos esses serviços voltaram a serem oferecidos ao público no dia 2 de janeiro de 2024.

O órgão afirmou ainda que a Atenção Primária à Saúde funciona como porta de entrada preferencial para acesso aos usuários no Sistema Único de Saúde (UBS) no âmbito municipal.

Em Teresina, urgências e emergências deverão funcionar normalmente

As urgências e emergências dos hospitais públicos de Teresina deverão funcionar normalmente. O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), por serem serviços de urgência e emergência, estarão em funcionamento normal. As maternidades da rede municipal também funcionarão normalmente para internações. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também funcionará com médicos reguladores, operadores de rádio e telefonistas auxiliares de regulação médica durante toda a semana pós-natal e no ano novo.

HUT, em Teresina. - (Arquivo O Dia) Arquivo O Dia
HUT, em Teresina.

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.