A Secretaria da Saúde (Sesapi) publicou ofício circular neste domingo (8) recomendando aos gestores municipais de saúde que mantenham as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em funcionamento durante o recesso de fim de ano. O documento sugere às Secretarias Municipais de Saúde que seja feita escala de revezamento da equipe e demais trabalhadores, que permita a continuidade do horário de funcionamento dos serviços ofertados pelas equipes de Estratégia da Saúde da Família.
A medida visa garantir o funcionamento para que uma eventual interrupção do atendimento não comprometa o acesso dos usuários às ações e serviços públicos de saúde. "O cumprimento do horário das equipes de saúde nas Unidades Básicas de Saúde, durante o recesso no fim do ano, é de extrema importância para garantir a continuidade do cuidado em saúde da população", diz o documento, assinado pelo secretário de Saúde, Antônio Luiz Soares.
A decisão se dá porque, comumente, apenas os serviços de urgência e emergência são mantidos, e as UBS ficam sem funcionar, voltando a abrir as portas apenas no ano novo. Em 2023, por exemplo, aqui na capital todas as UBS, salas de vacina e a parte ambulatorial dos hospitais (marcação de consultas e exames) não funcionaram. O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, por fazer parte da rede de atendimentos ambulatoriais, também não esteve aberto. Todos esses serviços voltaram a serem oferecidos ao público no dia 2 de janeiro de 2024.
O órgão afirmou ainda que a Atenção Primária à Saúde funciona como porta de entrada preferencial para acesso aos usuários no Sistema Único de Saúde (UBS) no âmbito municipal.
Em Teresina, urgências e emergências deverão funcionar normalmente
As urgências e emergências dos hospitais públicos de Teresina deverão funcionar normalmente. O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), por serem serviços de urgência e emergência, estarão em funcionamento normal. As maternidades da rede municipal também funcionarão normalmente para internações. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também funcionará com médicos reguladores, operadores de rádio e telefonistas auxiliares de regulação médica durante toda a semana pós-natal e no ano novo.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.