Foi lançada nesta quarta-feira (2), a 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi) e o 26° Seminário Língua Viva. O evento ocorre entre os dias 11 e 20 de agosto, no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com o tema “Com livros há esperança, e com esperança, liberdade”, a edição deste ano presta homenagem a Esperança Garcia, a primeira advogada do Brasil.
Esse ano, são esperadas mais de 200 mil pessoas circulando no evento. Entre os nomes confirmados no Salipi 2023 destacam-se a cantora e compositora Vanessa da Mata, que fará o encerramento do evento.
Além disso, a atriz e cantora Zezé Motta (RJ), a filósofa e ativista Djamila Ribeiro (SP), o cineasta e documentarista João Moreira Salles (RJ) e a escritora Micheliny Verunschk (PE) marcarão presença. Também já integram a lista de confirmados o premiado escritor baiano Itamar Vieira Jr (BA), a autora Ana Maria Gonçalves (RJ), o escritor e crítico literário Antonio Xerxenesky (SP) e a escritora Marilene Felinto (SP).
Durante o lançamento, Kássio Nunes, presidente da Fundação Quixote, entidade responsável pelo evento, ressaltou a relevância de honrar a memória de figuras como Esperança Garcia e promover a língua como um veículo de expressão cultural e intelectual.
Presente na cerimônia, o governador Rafael Fonteles destacou a relevância da literatura e da língua como pilares fundamentais do desenvolvimento da sociedade e garantiu que o evento sempre terá apoio do governo. “Todo ano o Estado vai dobrar o valor de apoio ao Salipi para que a gente realmente seja um exemplo para o Brasil e para o mundo”, afirmou o governador.
Seminário Língua Viva
O Seminário Língua Viva, por sua vez, oferecerá um espaço para discussões sobre a língua portuguesa em sua diversidade e complexidade. Tópicos como linguística, literatura, ensino da língua e outros assuntos relacionados serão abordados por especialistas, enriquecendo o evento com debates construtivos e perspicazes.
Em sua 24ª edição, o Seminário Língua Viva acontece paralelo ao Salão do Livro do Piauí, no Cine Teatro da UFPI. Ao todo são 70 horas/aulas voltadas para estudantes, escritores, jornalistas, professores e estudiosos. As inscrições para as palestras tem início no dia 28 de julho, através do site: www.salipi.com.br.