O secretário estadual de planejamento, Washington Bonfim, confirmou em entrevista na manhã desta sexta (05) que as gratificações dos servidores comissionados do Piauí poderão voltar ao valor original no mês de maio. Os trabalhadores sofreram uma redução de 10% no pagamento das gratificações em agosto do ano passado, posteriormente a gestão anunciou também uma redução de 15% nos subsídios dos secretários, superintendentes e todas as condições especiais de trabalho.
A decisão foi tomada ano passado após uma queda de 32,56% nos repasses com o Fundo de Participação dos Estados, desde então os salários continuaram reduzidos. O corte no pagamento dos comissionados resultou, segundo o secretário, em uma economia de R$ 20 milhões mensais nos cofres públicos estaduais.
A queda no pagamento dos servidores comissionados contrasta com o cenário para os servidores efetivos do estado. Em março a Assembleia aprovou e o governador um reajuste de 5,35% para os servidores. O projeto também fixou o piso salarial profissional estadual para os profissionais do magistério público da educação básica ocupantes de cargo efetivo para R$ 4.580,57.
Washington Bonfim avaliou o cenário econômico e disse que a medida seria uma demonstração de austeridade.
“Enquanto equipe econômica, com a secretaria de planejamento, secretaria de fazenda e secretaria de governo estamos cuidando bem dos recursos públicos. É uma diretriz do governador ter o máximo de cuidado. Essa redução das gratificações é um exemplo de como a o governo tem a coragem de cortar na carne para poder fazer face aos desafios da população como um todo, para que não tenham dificuldade e a gente entregue tudo que prometeu”, afirmou.
Perguntado se existe um prazo para o reestabelecimento no pagamento, Bonfim projetou a possibilidade em maio.
________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.