O vice-governador Themístocles Filho (MDB) exercerá o cargo de governador do Piauí pelos próximos 10 dias. Ele recebeu o comando do governo na noite dessa quarta-feira (7) em solenidade no Palácio de Karnak após o licenciamento de Rafael Fonteles (PT), que seguirá para missão oficial na Europa.
A transmissão de cargo foi acompanhada pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Fábio Novo (PT), parlamentares ligados ao vice-governador e secretários de estado. Essa será a segunda vez que Themístocles Filho assume o governo desde a posse no início do ano.
VIAGEM DO GOVERNADOR
Em 10 dias, o governador licenciado Rafael Fonteles cumprirá agenda na Espanha, Alemanha, Inglaterra e Suécia. Na pauta, está a busca de investimentos para a produção de hidrogênio verde no Piauí e a operação do Porto de Luís, que teve as obras retomadas no mês passado.
Rafael Fonteles terá reuniões e visitas técnicas com autoridades e empresários europeus. “O Piauí já está na fase de discutir projetos em escala industrial, com investimentos de dezenas de milhões de reais. Já temos mais de 120 empresas cadastradas”, disse. Para ele, o Piauí possui as condições de liderar a produção de hidrogênio verde nas américas.
“O setor siderúrgico é responsável por 10% da emissão de gases para o efeito estufa. Com o hidrogênio verde, vai haver uma grande redução. A Suécia foi pioneira nisso. O Piauí tem ferro, pode ter siderurgia com nossa ZPE. Ainda mais se for feito com hidrogênio verde, será uma revolução”, ressaltou.