O governador Rafael Fonteles (PT) irá monitorar o desempenho de cada secretaria estadual a partir de agora por um aplicativo que será instalado em seu celular. O chefe do Executivo poderá acompanhar em tempo real o andamento de obras e ações, assim como o cumprimento das estabelecidas para cada secretário no início da gestão.
O novo modelo de governança foi apresentado nesta segunda-feira (28) para secretários, presidentes de autarquias e gestores que compõem o primeiro escalão do governo. “O monitoramento e o automonitoramento são importantes para que a gente realmente entregue o que nos comprometemos e o que melhora a vida do povo, com gestão séria, profissionalizada, bem planejada e bem executada”, explicou o governador.
Além do governador, os secretários também poderão ter acesso em tempo real a painéis gráficos das ações desenvolvidas pela respectiva secretaria. As equipes das pastas serão capacitadas nas próximas semanas para alimentar o sistema.
LEIA TAMBÉM: Após queda na arrecadação, governador reúne secretariado e diz que momento é de alerta
O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, comentou que o sistema foi desenvolvido com uma empresa de tecnologia do estado de Minas Gerais. Ele explicou que o sistema funciona através de painel personalizado para exibição de informações e que o modelo é inédito no país.
“Não são necessariamente [apenas] as obras, mas que tem a ver com questão de indicadores e com a melhoria direta da vida das pessoas”, disse Bomfim ao acrescentar que todas as áreas serão monitoradas.