Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rafael Fonteles pede autorização para nova viagem internacional em maio

O roteiro de viagens do governador está prevista para ocorrer no período entre 11 e 18 de maio, isso se Casa Legislativa aprovar a solicitação do chefe do Poder Executivo estadual.

24/04/2024 às 16h17

24/04/2024 às 16h18

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), está em planejamento para uma nova programação de viagens internacionais no próximo mês de maio, em mais uma propensão na busca de financiamentos e potenciais investidores para o Estado. A matéria foi lida em sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta quarta-feira (24), onde agora deverá tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Rafael Fonteles deverá se ausentar do solo piauiense para uma nova missão nos Países Baixos e nos Estados Unidos. O roteiro de viagens do governador está prevista para ocorrer no período entre 11 e 18 de maio, isso se Casa Legislativa aprovar a solicitação do chefe do Poder Executivo estadual.

Rafael Fonteles pede autorização para nova viagem internacional em maio - (Divulgação/CCOM) Divulgação/CCOM
Rafael Fonteles pede autorização para nova viagem internacional em maio

Segundo as informações, o governador deverá ir primeiramente a Roterdã, nos Países Baixos. Na Europa, o gestor deverá debater sobre às agendas referentes a transição energética, energias renováveis e o Hidrogênio Verde.

Já nos Estados Unidos, mais precisamente em Nova York, Rafael Fonteles vai palestrar no Brazil Summit 2024 e apresentar projetos nas áreas de energias renováveis, infraestrutura e agronegócio em espaços realizados em conjunto com o jornal Financial Times.

Viagens internacionais

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, realizou diversas viagens internacionais em seu primeiro ano de mandato. O gestor visitou 14 países no último ano de 2023. De acordo com Rafael Fonteles, o objetivo das viagens é promover o estado no exterior, atrair investimentos e trocar experiências com outros países. As viagens foram focadas em três áreas:

Hidrogênio verde: O Piauí tem um grande potencial para a produção de hidrogênio verde, uma fonte de energia limpa e renovável. As viagens foram realizadas para buscar parcerias com empresas e investidores internacionais interessados em investir no setor.

Energias renováveis: O Estado também tem um grande potencial para a produção de energias renováveis, como solar e eólica. As viagens foram realizadas para buscar parcerias com empresas e investidores internacionais interessados em investir nesses setores.

Agronegócio: O Piauí é um importante produtor de grãos e carne. As viagens foram realizadas para buscar parcerias com empresas e investidores internacionais interessados em investir no agronegócio piauiense.

Troca de experiências: Outro ponto defendido pelo governador nas viagens internacionais é a troca de experiências. No exterior o governador assinou memorandos nas áreas de segurança, observando a experiência praticada na Coreia do Sul, em Portugal, Espanha e Alemanha o gestor buscou aprendizado no setor de indústria de pesca e portos. Já nos Estados Unidos o governador assinou troca de conhecimento na área de educação.