No Dia Nacional do Meio Ambiente, nesta segunda-feira (5), o governador Rafael Fonteles lançou no Palácio de Karnak o programa ECO Piauí, que tem como objetivo fortalecer as ações de sustentabilidade ambiental. Para este primeiro ano, deverão ser investidos R$ 47 milhões provenientes da compensação ambiental.
O ECO Piauí terá as ações distribuídas em quatro eixos, que envolverão desde a proteção da biodiversidade até a ampliação da educação ambiental na rede pública de ensino, passando ainda pela preservação das nascentes de rios e o reflorestamento de áreas degradas nos diferentes territórios de desenvolvimento do estado.
- Piauí no Clima: Voltado para o monitoramento de eventos climáticos com 224 estações meteorológicas no estado;
- Bio Piauí: Proteção de animais, com o castra móvel; recuperação de áreas degradadas e estimativa de plantio de 1 milhão de árvores por ano;
- Hidro Piauí: Conservação de recursos hídricos do estado com foco nas nascentes dos rios;
- Sustenta Piauí: Agenda de sustentabilidade ambiental nos órgãos público e fortalecimentos da educação ambiental.
Rafael Fonteles explicou que a pauta ambiental foi uma das propostas apresentadas no plano de governo na campanha eleitoral. Ele lembrou que a proposta envolve 15 compromissos, sendo que três já foram cumpridos, restando 12 para serem executados até o final do mandato.
“O que carecia de legislação, lei ou decreto, já fizemos. A palavra de ordem agora é sair do planejamento e ir para a execução para que a gente cumpra todas as 15 metas assumidas com o povo do Piauí”, disse.
Hidrogênio verde
O governador comentou ainda a agenda que cumprirá neste mês em cinco países da Europa. Ele explicou que em todos os compromissos oficiais o hidrogênio verde estará em pauta. Fonteles traçou como meta o Piauí liderar o segmento nas américas.
“O Piauí quer ser a vanguarda, o principal vale do hidrogênio verde das américas. Temos um potencial natural para isso e temos agora a força institucional para nos levar a esse patamar. Temos agenda nos quatro países que vou visitar. Em todos os cinco países terei agenda com empresas e organizações na temática do hidrogênio verde, que envolve a energia limpa, a planta de hidrogênio e as industrias que vão consumir esse hidrogênio’, afirmou.