Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PSDB não consegue se reestruturar e fica próximo do fim em Teresina

O partido que começou a legislatura com a maior bancada se resume hoje a um vereador

08/04/2024 às 14h45

O PSDB começou a atual legislatura na Câmara de Teresina com quatro vereadores, vai terminar com apenas um e com a matemática apontado que a chapa proporcional poderá não eleger ninguém no pleito de outubro. Venâncio Cardoso e Gustavo de Carvalho já deixavam claro que sairiam do ninho tucano quando a janela partidária abrisse. A surpresa ficou por conta de Paulo Lopes, que se tornou um porta voz da sigla, e nos momentos finais do prazo de filiação não sentiu firmeza naquilo que defendeu nos últimos meses – a reestruturação do PSDB – e se filiou ao União Brasil. Na Câmara, restou apenas o vereador Edson Melo, que já declarou que não irá mais disputar eleição, e que parece se encarregará da triste missão de apagar a luz. Fim...

Disputa pela prefeitura

O empresário João Vicente Claudino mantém a pretensão de disputa a Prefeitura de Teresina pelo PSDB, mas encontra dificuldade em atrair outros partidos políticos para formar a coligação. A tendência é que se o ex-senador resolver mesmo bancar a candidatura será preciso formar uma chapa caseira, com o vice também do ninho. Um dos nomes cotados é do apresentador Silas Freire, que assinou ficha de filiação. Uma mudança de plano pode levar Silas a disputar a Câmara. 

Unidos pelo Fufuca

Júlio Arcoverde, André Fufuca e Rafael Fonteles  - (Reprodução / redes sociais ) Reprodução / redes sociais
Júlio Arcoverde, André Fufuca e Rafael Fonteles

O governador Rafael Fonteles e o deputado federal Júlio Arcoverde, crítico do governo do petista e aliado de primeira hora de Ciro Nogueira, pousaram juntos para foto nesse final de semana do estádio Albertão, na decisão do Campeonato Piauiense. Eles recepcionaram o ministro dos Esportes, André Fufuca, que é uma indicação do Progressistas de Ciro. André Fufuca foi o nome dado ao troféu da competição.

Tensão em Altos

O Altos venceu o Parnahyba, sagrou-se tetracampeão e causou um climão na política do município. Após o jogo, o prefeito Maxwell da Mariinha realizou uma publicação nas redes sociais com os parabéns ao clube pela conquista. Não demorou para o deputado Warton Lacerda, dirigente do clube, reagir com um vídeo. O parlamentar acusou o gestor de não deixar o clube jogar no estádio do município e não apoiar o time da cidade. “Altos é Altos porque Warton Lacerda existe”, disse. O confronto entre Warton e Maxwell será em outubro nas urnas, mas nas redes já começou. 

Anamelka fora da disputa

A delegada e diretora da Acadepol, Anamelka Cadena, não irá disputar a eleição municipal. Por outro lado, declarou voto na vereadora Elzuila Calisto, do PT, que buscará a reeleição. Anamelka, que esteve na solenidade que reuniu diversas lideranças políticas para lançamento da pré-campanha da petista, foi candidata a deputada estadual em 2022 pelo Solidariedade e terminou com pouco mais de 3 mil votos. 

Reestruturação

O PSB busca recuperar sua influência na política de Teresina. O partido reuniu alguns nomes de seus quadros, juntou com figuras que formariam a REDE, filiou gente vindo do PT, como o historiador Leônidas Júnior, e fechou a chapa proporcional. Na matemática dos pessebistas, o grupo tem potencial para eleger dois vereadores e brigar por uma terceira cadeira na Câmara Municipal de Teresina. 

Voto não

O ministro piauiense Kássio Nunes Marques, indicado por Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF), seguiu o relator para rejeitar o entendimento de poder moderador das Forças Armadas. Com o voto, o placar chega a esta segunda-feira (8), último dia de julgamento do caso, 10 a 0 pela conclusão de que a Constituição não permite intervenção militar pelo seu artigo 142. O trecho era reivindicado pela ala radical do bolsonarismo durante o mandato do ex-presidente.

*A coluna Roda Viva é publicada originalmente no Jornal O Dia