Foram enviados à Assembleia Legislativa do Piauí os primeiros projetos de lei previstos no Pacto Pela Ordem, firmado na semana passada entre o Governo do Estado e as Forças de Segurança. Ao todo, o Pacto Pela Ordem prevê o envio de 15 proposições para o Legislativo.
Chegaram às mãos do presidente da Casa, deputado estadual Severo Eulálio, ao menos cinco deles: fiscalização de medidas cautelares, criação do Estatuto das Vítimas, Fundo de Reparação às Vítimas, aplicação de multas a quem usar cadron e praticar Grau, proibição de apreender veículos só por causa de débitos tributários e o projeto que trata da Proteção Animal. Os projetos enviados fazem parte do Eixo 1 e do Eixo 3 do Pacto Pela Ordem, que tratam, respectivamente, da Segurança no Trânsito e da Cidadania e Defesa Social.

Um dos projetos, o de aumento da fiscalização das medidas cautelares, prevê que o policial leve imediatamente à autoridade do Judiciário pessoas que forem flagradas descumprindo alguma ordem judicial. Quem explica é o secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas.
“Quando uma pessoa comete um crime, muitas vezes, na audiência de custódia, ela é liberada com alguma medida cautelar diversa à prisão. Ela sai com tornozeleira eletrônica e uma série de restrições. O CNJ regulamentou que quando o policial se deparar com uma situação de descumprimento de cautelar, ele produza um relatório, encaminhe para o juiz, que vai julgar e isso demora meses. Então com este projeto, se um policial se deparar com uma pessoa que está descumprindo uma medida cautelar, ele vai estar autorizado a apresentá-la a uma autoridade judicial pra que ela defina se essa pessoa continua ou não solta”, explica Chico Lucas.

As medidas serão lidas em Plenário na Assembleia e, depois, encaminhadas às Comissões Técnicas da Casa. A ideia, segundo o presidente Severo Eulálio, é aprofundar o debate para entregar ao Piauí a melhor lei possível. “São projetos de lei que são de interesse do Piauí e vão dar mais segurança e comodidade para o povo piauiense, finaliza o deputado.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.