Famílias de agricultores rurais que precisam de acesso a crédito como um incremento para compra de imóveis rurais, assistência técnica e estruturas têm a disposição o programa Crédito Fundiário. A partir de agora, o programa conta um novo teto para solicitação de empréstimo, saindo de R$ 184 mil para R$ 280 mil por cada agricultor piauiense.
LEIA TAMBÉM
O aumento do teto, segundo o Governo do Piauí, proporcionará as famílias agricultoras mais recursos para a instalação de infraestruturas básicas de projeto produtivos. O novo teto foi aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No Piauí, a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), órgão do Governo Estadual, acompanha os processos de assinaturas de contratos de créditos. A diretora do programa Crédito Fundiário, Sheila Reis, relata que o aumento do teto acarretará projetos mais robustos do setor agrícola no Piauí.
Além disso, a SAF prevê mais de 100 mil novos contratos de crédito com o aumento do teto de empréstimo para os agricultores piauienses, além de aumentar a geração de renda das famílias.
Programa Crédito Fundiário
O programa Crédito Fundiário tem três anos de carência e prevê o pagamento integral em 22 anos. Ainda segundo as informações, o programa disponibiliza a menor taxa de juros do mercado, de 0,5% ao ano, podendo, em caso de pagamento das parcelas sem atraso, obter um desconto de até 40%. Têm direito ao programa agricultores familiares cuja renda é oriunda exclusivamente da agricultura.
O interessado em ter o aporte de crédito deverá procurar a rede de Assistência Técnica e Extensão Rural pública ou privada, que esteja credenciada na Anater ou entrar em contato com a diretoria do Crédito Fundiário da SAF. Os contatos da SAF são 3216-2160 para ligações e (86) 99495-9799 para o WhatsApp.