Neste mês, o programa Alfabetiza Piauí formou mais de 500 a jovens, adultos e idosos em todo o estado. O programa visa garantir o direito à educação, com impacto direto na qualidade e nas oportunidades de melhoria de vida dos piauienses. O Governo do Piauí instituiu uma bolsa de R$ 800 para estimular os alunos a permanecerem em sala de aula. O plano é que os formandos sigam avançando em novos níveis.

Lançado em junho de 2024, o Alfabetiza já beneficiou mais de 13 mil jovens, adultos e idosos, em 215 municípios piauienses — um marco importante na luta contra o analfabetismo no estado. Mais de 9 mil estudantes estão sendo alfabetizados e em fase de certificação. A meta da Secretaria de Estado da Edução (Seduc) é alfabetizar 100 mil pessoas no Piauí até 2026.
LEIA TAMBÉM
Eulina Marinho, de 87 anos, da cidade de Ipiranga (PI), recebeu o diploma e para ela, nunca é tarde para recomeçar. Ela foi alfabetizada pela professora Nair Lopes.
A mesma história é compartilhada por mãe e filho. Maria de Lourdes da Costa, de 86 anos, e Pedro Neto da Costa, de 63 anos, da cidade de Monsenhor Gil, também foram beneficiados pelo programa e apreenderam a ler e escrever, motivo de orgulho para o diretor CETI Raimundo Pessoa, Evaldo da Costa Lima.

De acordo com a Seduc, o Piauí é o estado que mais reduziu a taxa de alfabetismo, em todas as faixas etárias, nos últimos dois anos. Com o Alfabetiza Piauí, a meta é, já no próximo ano, chegar ao menor índice do Nordeste, e depois alcançar o mais baixo percentual do Brasil.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.