O B-R-O-Bró, período mais quente do ano no Piauí, ainda não começou oficialmente. Mas antes mesmo de sua chegada, já há regiões do Estado que se encontram em situação de alerta devido às consequências das alta nas temperaturas. Pelo menos 203 municípios piauienses entraram em alerta para baixa umidade relativa do ar a partir deste domingo (04). O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta manhã e se estende ao menos até o final do dia.
As cidades piauienses em alerta para baixa umidade ficam localizadas nas regiões Sudeste, Centro-Norte, Sudoeste e Norte Piauiense. Somente alguns municípios do litoral não entraram na zona de aviso de umidade crítica. O Inmet aponta umidade do ar variando entre 30% e 20% com baixo risco de incêndios florestais e danos à saúde.
É recomendado a quem vive nestas regiões beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, sobretudo entre as 10h e às 16h, e, em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Além do Piauí, outros estados brasileiros estão em alerta para baixa umidade nas próximas horas tais como parte do Maranhão, todo o Tocantins, parte do Pará, todo o Estado do Mato Grosso, todo o Estado de Goiás, parte do Mato Grosso do Sul, parte de São Paulo, parte de Minas Gerais e uma pequena parte da Bahia. Também estão em alerta parte do Amazonas, Rondônia, Ceará, Pernambuco e Paraíba.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.