O deputado federal Florentino Neto (PT) declarou que vê como concreta a possibilidade de uma aliança entre os prefeitos aliados do Partido dos Trabalhadores (PT) e o Progressistas no cenário político do Piauí. Segundo ele, a indefinição dentro da chapa majoritária para as eleições de 2026 no estado poderá fortalecer a oposição no Piauí, com a adesão de prefeitos piauienses ao senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas.
![Possível aliança entre prefeitos aliados ao Partido dos Trabalhadores e o Progressistas é real, diz deputado - (Assis Fernandes / O DIA)](https://portalodia.com/storage/images/MRgvhaoEJiDvuCFV2vlrNeDqiC2EpzeRuU2yIJeM.jpg)
Ao O Dia, o parlamentar ressaltou a relevância do senador Ciro Nogueira e destacou a necessidade de ampliar a base de apoio ao governo Lula com a possível aliança entre as duas siglas antagônicas.
Essa é uma possibilidade real [a aliança entre prefeitos do interior com a oposição]. O senador Ciro é um parlamentar que tem uma grande experiência política, tem uma inserção muito grande nos municípios, tem uma vinculação muito grande também com o municipalismo, de atenção aos prefeitos, e é um concorrente de extrema capacidade de articulação política. Realmente vai ser uma campanha muito disputada
LEIA TAMBÉM
O petista também enfatizou sua relação com lideranças do Progressistas, mencionando nomes como o deputado Júlio Arcoverde, Átila Lira e o próprio senador Ciro Nogueira. Ele destacou que a interlocução entre os partidos já ocorre, mas não descarta uma maior aproximação futuramente.
“Nós já tivemos com o senador Ciro Nogueira em outras oportunidades. Eu sou amigo pessoal do senador Ciro Nogueira, então da minha parte não existe nada contrário a uma aliança com os Progressistas, com os quais nós temos uma relação com o deputado Júlio Arcoverde, Átila Lira, o senador Ciro Nogueira, em uma relação que nós buscamos ser produtivos no Congresso Nacional”, pontuou.
Florentino Neto também defendeu a ampliação da base de apoio ao governo Lula, destacando o papel estratégico do Progressistas nesse contexto. Segundo ele, a sigla possui figuras influentes que podem fortalecer o projeto político do governo federal.
“E a gente olhando para a Política Nacional, nós precisamos ampliar a nossa base de apoio ao governo Lula, e os Progressistas eles estão nesse viés, nessa linha, eles são muito importantes. Nós pretendemos ter o apoio aí do ex-presidente de Arthur Lira, pretendemos ter o apoio de figuras do Progressistas e ter o partido na base do governo Lula. Isso é uma coisa que eu defendo há muito tempo”, finalizou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.