O processo de transição energética global dará um importante passo a partir da próxima sexta-feira (15). Acontece que na data serão lançadas as pedras fundamentais dos dois maiores projetos de hidrogênio verde (H2V) do mundo no Piauí. Segundo o Governo do Estado, as empresas Green Energy Park e Solatio deverão investir R$ 200 bilhões até 2035 com a produção do H2V, que promete substituir nos próximos anos os combustíveis fósseis.
LEIA TAMBÉM
Além disso, há expectativa da geração de mais de 20 mil empregos para o Piauí com a empreitada. As obras das usinas devem iniciar no fim de 2024 e a primeira etapa está prevista para ser concluída em 2027. Serão mais de 20GW de potência gerados.
Segundo o governador do Piauí, Rafael Fonteles, a construção das usinas irá beneficiar vários setores da economia e permitirá ao Piauí a atração de mais investimentos para a região.
LEIA TAMBÉM
Atração de investimentos internacionais
Desde o início de sua gestão, iniciado em 2023, Rafael Fonteles já realizou diversas reuniões e negociações internacionais para mostrar aos investidores estrangeiros os atrativos do Piauí para a produção do hidrogênio verde e seus derivados.
Conforme Fonteles, o Piauí é um dos maiores produtores de energia limpa do Brasil. Ele atribuiu o fato aos elementos naturais que o estado possui, bem como a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Estado, localizada em Parnaíba, e o Porto do Piauí.
“Estão a abundância de sol, vento e água e a larga produção de energia eólica e solar – hoje, o Piauí é um dos maiores produtores de energias limpas do país”, ressaltou o gestor.