Segundo a Junta Comercial do Estado (Jucepi), no 1º trimestre de 2025, 11.625 empresas foram formalizadas entre janeiro e março, resultado que segundo a entidade, reafirma um dinamismo da economia local e os avanços nas políticas públicas de incentivo aos negócios.

LEIA TAMBÉM
Somente em março, foram registradas 3.102 novas empresas, das quais 2.203 são de Microempreendedores Individuais (MEIs). O crescimento dessa categoria evidencia uma mudança no perfil profissional da população, com cada vez mais pessoas optando pelo empreendedorismo autônomo, com direito à previdência, emissão de notas fiscais e possibilidade de prestação de serviços para os setores público e privado.
O Governo do Estado, por meio da Badespi, oferece crédito de até R$ 21 mil para apoiar os MEIs, além de ter aderido ao programa federal Acredita, com foco em mulheres empreendedoras. A formalização como MEI é apontada como uma porta de entrada para quem busca autonomia e crescimento com estrutura legal.
Além dos MEIs, 899 novas empresas foram registradas na plataforma Gov.Pi Empresas em março. Destas, 692 são Microempresas (ME) e 149 Empresas de Pequeno Porte (EPP), reforçando a diversificação do ambiente de negócios no estado.
Atualmente, o Piauí soma 299.467 empresas ativas. O comércio lidera com 142.043 negócios, seguido pelas áreas de Indústria e Transformação (23.684) e Alojamento e Alimentação (23.541), demonstrando a força e a diversidade do ecossistema empreendedor.
Teresina continua sendo o município com maior volume de novos registros, com 5.202 empresas abertas no primeiro trimestre. Parnaíba (662), Picos (371), Barras (347), Floriano (296) e Campo Maior (160) também se destacam, mostrando que o movimento empreendedor avança para além da capital.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.