Entre os dias 1 e 31 de julho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou as ações de fiscalização e demais diligências através da operação Férias 2023. em prol do trânsito seguro nas rodovias federais que cortam o Piauí. Segundo balanço final, divulgado nesta terça-feira (01), a operação contabilizou 138 acidentes, com 60 ocorrências graves, 147 feridos e 18 mortes.
Dentre as principais causas de acidentes, a PRF destacou a imprudência por parte dos condutores. A maioria das autuações foram registradas por ingestão de bebidas alcoólicas, trânsito na contramão e ultrapassagens indevidas.
Na ação policial foram realizadas 6.426 testes de alcoolemia, sendo registradas 179 autuações e 23 prisões por direção sob efeito de álcool. A multa por dirigir sob ingestão de bebidas alcoólicas pode chegar a R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por um ano.
Ainda segundo os dados, cerca de 7.652 pessoas foram autuadas, sejam elas pelas mais variadas infrações. As principais ocorrências são por conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado; ultrapassar pela contramão linha de divisão de fluxos opostos, contínua amarela; conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem capacete de segurança; dirigir veículo sem possuir CNH/PPD/ACC, dentre outros.
Por fim, a operação Férias 2023 da PRF conseguiu recuperar 25 veículos com registro de roubo e 17 com sinais de adulteração, como também 118 prisões diversas, um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.