Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ocorrências de incêndio no Piauí aumentaram 43% em 2024

Bombeiros atenderam a 259 chamados a mais este ano em relação a 2023.

26/12/2024 às 16h16

26/12/2024 às 16h16

O Corpo de Bombeiros do Piauí divulgou nesta quinta-feira (26) o balanço das ocorrências registradas ao longo de 2024 no Estado relacionadas a queimadas. Os números mostram que a corporação atendeu neste ano a 857 incêndios florestais em todo o território piauiense, uma quantidade 43% superior à que foi registrada em 2023. Os números se referem ao período de 01 de janeiro a 24 de novembro. A média é de 2,6 ocorrências atendidas por dia.

Ocorrências de incêndio no Piauí aumentaram 43% em 2024 - (Joédson Alves/Agência Brasil) Joédson Alves/Agência Brasil
Ocorrências de incêndio no Piauí aumentaram 43% em 2024

Foram 259 chamados a mais em relação a 2023, o que indica, segundo os Bombeiros, uma maior procura por parte da população pela corporação. “Este aumento não indica necessariamente uma maior incidência de incêndios florestais. A população nos procurou mais porque estamos com um efetivo maior e hoje podemos trabalhar com ainda mais planejamento durante as operações”, explica o comandante operacional do Corpo de Bombeiros do Piauí, coronel Egídio Leite.

Coronel Egídio Leite, do Corpo de Bombeiros do Piauí - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Coronel Egídio Leite, do Corpo de Bombeiros do Piauí

Uma das ocorrências que mais demandou esforços dos bombeiros foi o incêndio florestal que atingiu o município de São João da Serra no começo de novembro. As chamas demoraram quatro dias para serem completamente apagadas e o trabalho contou com o apoio de brigadistas civis, equipes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e o Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar.

Em 2024, conforme o balanço apresentado pelos Bombeiros, o número de brigadas comunitárias montadas e treinadas no Estado subiu de 18 para 70. As equipes contam atualmente com cerca de 966 homens e mulheres para auxiliar no primeiro combate aos incêndios antes da chegada do Corpo de Bombeiros. Essas brigadas são compostas por voluntários e lideranças locais. “Numa combinação de conhecimento acerca das localidades e as técnicas objetivas aprendidas na capacitação, temos cidadãos nativos trinados e devidamente equipados para dar este auxílio quando os Bombeiros precisarem”, afirma o coronel Egídio.

Ocorrências de incêndio no Piauí aumentaram 43% em 2024 - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Ocorrências de incêndio no Piauí aumentaram 43% em 2024

As ações conduzidas este ano pelo Corpo de Bombeiros do Piauí contaram com o apoio direto da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da PMPI e dos próprios brigadistas locais.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.