Na madrugada deste sábado (13), um meteoro cruzou o céu do Piauí, causando surpresa e em muitos moradores do estado. O fenômeno, que aconteceu por volta das 00h10, foi registrado por câmeras de segurança e internautas em diversas cidades. Os vídeos publicados mostram o momento em que um objeto, ainda não identificado, cruza o céu e ilumina por um breve período.
LEIA TAMBÉM
Os vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que o bólido (nome dado ao meteoro quando ocorre a explosão) cruza o céu, iluminando a noite e deixando um rastro luminoso. O clarão do meteoro foi tão intenso que chegou a iluminar casas e ruas como: Belém do Piauí, Campo Maior, Caridade, Conceição do Canindé, Curral Novo, Elesbão Veloso, Francisco Macedo, Fronteiras, Itainópolis, Jacobina do Piauí, Marcolândia, Massapê do Piauí, Oeiras, Padre Marcos, Patos do Piauí, Picos, Pio IX, Piracuruca, Piripiri, Simões.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
O fenômeno, que foi registrado por câmeras de segurança e por vídeos de internautas, rapidamente viralizou nas redes sociais. Muitos moradores ficaram surpresos e até mesmo assustados com o fenômeno, que é relativamente raro na região. Câmeras de segurança e vídeos de internautas registraram o acontecimento e compartilharam nas redes sociais.
A população pode ficar tranquila, pois, como explicou o climatologista, Werton Costa, da Defesa Civil, "Fenômenos luminosos, astronômicos, no céu do Piauí, são mais comuns do que se imagina. Esses objetos são rastreados a nível nacional por vários órgãos, como o IMP e, de forma privada, pela BRAMON. Aqui no Piauí, a GSS faz um grande trabalho de monitoramento de fenômenos astronômicos. De julho até agosto, é comum visualizar as chamadas estrelas cadentes, especialmente a chuva de meteoros Delta Aquáridas, já que o céu está mais limpo e com poucas nuvens. Não há risco para a sociedade, pois eles se desintegram lá em cima", explica o climatologista.
O que é um meteoro?
Meteoro, também conhecido popularmente como estrela cadente ou estrela fugaz, é um fenômeno luminoso que ocorre quando um corpo celeste, chamado meteoroide, entra na atmosfera terrestre em alta velocidade.
Ao entrar na atmosfera terrestre, o meteoroide encontra grande resistência do ar, o que causa o atrito e o aquecimento do corpo. Essa fricção gera a incandescência que o torna visível a olho nu, como um rastro luminoso no céu. Na maioria dos casos, o meteoroide se desintegra completamente na atmosfera, devido ao intenso calor e atrito. Em alguns casos raros, fragmentos maiores podem sobreviver à jornada e alcançar a superfície terrestre, se tornando meteoritos.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.