Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais de 130 lojas no Centro são notificadas por descumprirem normas de segurança

Ação deve ser ampliada para outras áreas da capital, segundo Corpo de Bombeiros

07/08/2024 às 12h50

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí divulgou o balanço da Operação Centro Seguro, deflagrada na última sexta-feira (2). O objetivo da ação é de fiscalizar edificações comerciais no centro da cidade para garantir que as mesmas estejam em cumprimento com as normas de segurança estabelecidas em projetos contra incêndio e pânico.

Mais de 130 lojas no Centro são notificadas por descumprirem normas de segurança - (Foto: CCOM/PI) Foto: CCOM/PI
Mais de 130 lojas no Centro são notificadas por descumprirem normas de segurança

Durante os três dias de operação, 150 estabelecimentos comerciais foram inspecionados no centro da cidade. Destes, 138 receberam notificações por irregularidades, enquanto 12 foram regularizados. A ação contou com a participação de 20 militares, divididos em cinco equipes, que avaliaram aspectos estruturais como saídas de emergência, sistemas de iluminação e a instalação correta de equipamentos como extintores e alarmes.

Em três dias de operação, foram 150 estabelecimentos comerciais vistoriados no Centro da cidade, sendo 138 deles notificados, e 12 regularizados. Foram designados 20 militares, divididos em cinco equipes, que percorreram parte do centro da cidade. Questões estruturais como a presença de saídas de emergência, sistemas de iluminação e a instalação de equipamentos adequados como extintores e alarmes foram avaliadas.

 - ()

“A maioria das edificações vistoriadas ainda precisam se regularizar junto ao Corpo de Bombeiros Militar. Algumas por falta de documentação como o atestado de regularidade, outras por extintores vencidos, hidrantes que não funcionam... os motivos são variados. Os proprietários dos estabelecimentos notificados devem comparecer à sede do CBMEPI para regulamentar a situação do local para que o mesmo volte a funcionar da maneira que exige a legislação”, explicou o coronel Carvalho Leal.

Após a conclusão desta fase, espera que a Operação Centro Seguro seja expandida para outras áreas da capital. “É o intuito do comando geral de que essa operação também contemple centros comerciais de outros bairros. Pretendemos expandir para a região do grande Dirceu, Parque Piauí, e outros locais que concentrem grande fluxo comercial”, finalizou o coronel Carvalho Leal.

Os proprietários notificados durante a Operação Centro Seguro devem comparecer ao quartel do Comando Geral, localizado na Avenida Miguel Rosa, n° 3515, bairro Piçarra. O horário de funcionamento para atendimento ao público é de 7h30 às 13h30.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral