Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

IPVA: Projeto quer dar isenção para pessoas com deficiência, autismo e síndrome de down

A proposta é de isentar pessoas com síndrome de down e autistas do pagamento do imposto. O texto agora segue para a análise do Governo do Estado.

24/04/2024 às 10h03

24/04/2024 às 11h28

A Assembleia legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta terça-feira (23), o Indicativo de Projeto de Lei, de autoria da deputada Gracinha Mão Santa (PP), que propõe a isenção de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, síndrome de down e autistas.

Como se trata de um Indicativo de Projeto de Lei, o projeto segue para a análise do Governo do Estado, que decide se apresenta a proposta à Alepi como um projeto de lei. Caso retorne à Casa legislativa, a matéria deverá tramitar como uma nova proposição.

IPVA Projeto quer dar isenção para pessoas com deficiência, síndrome de down e autismo - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
IPVA Projeto quer dar isenção para pessoas com deficiência, síndrome de down e autismo

“Propomos o presente projeto de indicativo de lei tendo em vista o impacto social que a norma representará, principalmente para aqueles que têm familiares autistas e dependem diariamente de veículos para os deslocamentos aos longos e exaustivos tratamentos para minimizar os efeitos do transtorno”, justifica deputada Gracinha Mão Santa (PP).

Gracinha Mão Santa explica que a redação antiga do artigo 5º da lei 4.548/1992 não incluía pessoas autistas e, a partir da nova escrita, eles estão inseridos. “A nova redação do dispositivo vai mais além e disciplina integralmente a matéria, sendo específica na concessão da isenção do IPVA àqueles que necessitam de um veículo para seu transporte ou para o transporte dos familiares que tenham alguma necessidade especial”, diz.

Pessoas com autismo poderão ter isenção do Imposto de Renda

Já a nível nacional, uma proposta que está em análise no Senado Federal garante a pessoas do espectro autista ou seus responsáveis legais a isenção da remuneração e outros rendimentos no Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF). O PL 292/2024, do senador Chico Rodrigues (PSB-RR), valerá para quem ganha até seis salários mínimos.

O projeto isenta a remuneração e os rendimentos de aposentadoria e pensão, de transferência para a reserva remunerada ou de reforma de pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA), ou de seus representantes legais, que recebem até o valor de R$ 8.472,00 por mês. O cálculo considera o valor atual do salário mínimo de R$ 1.412.

De acordo com o Ministério da Saúde, o TEA é caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, que pode interferir na capacidade de comunicação, linguagem, interação social, comportamento e cognição. O transtorno pode se apresentar em diferentes graus, que variam de acordo com a necessidade de suporte da pessoa.

Para o autor do projeto, a intenção da proposta é desonerar as famílias que têm despesas maiores por causa das necessidades de tratamento e acompanhamento das pessoas com autismo.

________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.