Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo do Piauí anuncia reforma “pontual” em secretarias para ajustes estratégicos; veja possíveis mudanças

Segundo o gestor, não haverá uma mudança estrutural ampla, mas sim ajustes pontuais.

28/02/2025 às 13h14

28/02/2025 às 13h14

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), confirmou que o Executivo estadual realizará uma “reforma administrativa” em secretarias de primeiro escalão. Segundo o gestor, não haverá uma mudança estrutural ampla, mas sim ajustes pontuais. A declaração foi dada nesta semana.

“Algo pontual, sim, eu planejo. As áreas eu ainda vou anunciar no futuro”, afirmou Rafael Fonteles.

Governo do Piauí anuncia reforma “pontual” em secretarias para ajustes estratégicos; veja possíveis mudanças - (Divulgação) Divulgação
Governo do Piauí anuncia reforma “pontual” em secretarias para ajustes estratégicos; veja possíveis mudanças

As mudanças visam acomodar novos aliados políticos e refletir o resultado das eleições municipais de 2024. O PT, MDB e PSD, partidos da base governista, saíram vitoriosos do pleito. No entanto, o PT conquistou menos prefeituras, com 50 municípios, enquanto o MDB ficou com 57 e o PSD com 65.

Com as movimentações políticas e o alinhamento da base governista, a expectativa é de que os ajustes sejam formalizados nos próximos dias, consolidando o novo arranjo administrativo do governo Rafael Fonteles.

Mudanças realizadas

Algumas mudanças já ocorreram recentemente. Patrícia Leal deixou a direção do Instituto de Metrologia do Piauí (IMEPI), sendo substituída pelo empresário e suplente de vereador pelo PDT, Júnior Macêdo.

A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) passou a ser comandada pela recém-empossada deputada estadual Simone Pereira (MDB), em substituição a Tiago Vasconcelos, que assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Já a Coordenadoria Estadual de Desenvolvimento dos Territórios (CDTER) teve mudança de comando, com o vereador de Teresina Gustavo de Carvalho (PT) assumindo o cargo antes ocupado por Raimundo Nonato Fontenele Cardoso, o Nonatinho do Sindicato.

Outra alteração relevante ocorreu na Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH). Desde o dia 6 de fevereiro, a pasta é liderada por Igor Nery, ex-diretor-geral da Alepi, indicado pelo deputado estadual Franzé Silva (PT), ex-presidente da Assembleia.

Possíveis mudanças pós-Carnaval

Com o retorno de Rafael Fonteles de sua viagem a Salvador, onde cumpre agenda do Consórcio Nordeste, o governo deverá anunciar novas mudanças estratégicas.

Conforme apuração do PortalODia.com, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), atualmente comandada por José Neto Monteiro, poderá passar por mudança. O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Daniel Oliveira, é cotado para assumir a Setur, em um rearranjo político que fortalece a participação do MDB no governo. Vale ressaltar que a Setur é uma indicação do deputado Pablo Santos (MDB), hoje prefeito da cidade de Picos, no Sul do Piauí.

Para substituir Daniel Oliveira na Semarh, o nome ventilado é o de Felipe Araújo, atual gestor da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Piauí (Badespi). Com a possível saída de Felipe Araújo, Ícaro Carvalho, atualmente na Investe Piauí, poderia assumir a Badespi.

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), atualmente sob o comando da ex-governadora Regina Sousa, também pode passar por reformulações. Regina, uma indicação do grupo histórico do PT, já expressou o desejo de deixar o cargo até o primeiro semestre de 2025. No entanto, uma reunião com o governador teria garantido sua permanência até que se definisse o futuro da secretaria. O governo estuda desmembrar a Sasc para acomodar novos aliados, como os deputados progressistas Bárbara do Firmino e Marden Menezes.

Outra secretaria que pode sofrer mudanças é a de Cultura (Secult), atualmente comandada por Ingrid Pereira. A pasta continua sob indicação do deputado estadual Fábio Novo (PT).

Outra possibilidade de mudanças é na Coordenadoria de Comunicação Social (CCOM). Novas negociações devem ocorrer entre o atual gestor, Mussolini Guedes, e o secretário de Governo, Marcelo Nolleto.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.