O Governador Rafael Fonteles rebateu, em entrevista na manhã desta quinta-feira (16), as críticas às últimas viagens feitas por ele ao exterior. De acordo com o gestor, os críticos querem que o Piauí “continue como coitadinho” na economia nacional. Nesta sexta, Fonteles se ausentará do país novamente para cumprir agenda em três países da Europa: Croácia, Bélgica e Portugal. Ele volta ao Piauí no próximo dia 24 de novembro.
Segundo Karnak, o chefe do Executivo terá reunião na empresa Green Park, na Croácia. A empresa manifestou interesse em investir em programa de hidrogênio verde do Piauí. Em seguida, a comitiva seguirá para a Bélgica, onde participará da Semana Europeia do Hidrogênio e do III Summit Piauí - Europa de Hidrogênio Verde.
Em Portugal, nos dias 22 e 23 de novembro, o governador representará o Estado no Showcase Piauí Portugal e no Investe Piauí Day, que atuam para incentivar o turismo e atrair investimentos para os complexos turísticos piauienses.
Durante seu governo, Fonteles já visitou 13 países em quatro agendas internacionais. O gestor já foi à China, Japão, Coreia do Sul, Estônia, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Portugal, Qatar, Suécia, Inglaterra, Itália e Vaticano. Em todas as agendas o governador fechou acordos financeiros e assinou parcerias nas áreas de segurança, educação e principalmente no setor de hidrogênio verde.
Fonteles foi enfático ao rebater os opositores.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Acordo com a Croácia
Rafael Fonteles revelou os detalhes da agenda na Europa e anunciou um acordo com os europeus.
“Vamos viajar amanhã para o Rio de Janeiro e pela noite viajo para a Europa. Lá estaremos presentes na semana do hidrogênio verde, o maior evento do setor no mundo, e apresentaremos o maior financiamento de hidrogênio no mundo aqui no Piauí. Essa parceria será feita com o porto da Croácia, esse combustível será exportado pelo porto de Luís Correia e para o porto da Croácia. Tudo estará detalhado neste projeto que apresentaremos” afirmou.
O gestor defendeu a internacionalização da economia.
“A última agenda será em Lisboa para um evento do Dia do Piauí no Sebrae. Nossos produtos de exportação serão exibidos. Essa é a nossa lógica de internacionalização da economia, que os nossos empreendedores da área de turismo possam difundir os nosso produtos na Europa e os nossos empresários possam acessar mercados europeus. Uma agenda rápida, curta e em quatro dias úteis estarei de volta”, concluiu.