Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Festas de fim de ano: 2 mil PM's reforçarão segurança nos principais destinos do Piauí

Efetivo será incrementado com 500 alunos do curso de formação de soldados e do curso de habilitação em oficiais. Foco da operação será Teresina e o litoral piauiense.

18/12/2023 às 10h34

Foi lançada nesta segunda-feira (18) em Teresina a Operação Boas Festas Seguras, deflagrada pelas forças de segurança do Piauí para reforçar o policiamento nos locais de maior fluxo de pessoas e de bens neste fim de ano. Mais de 2 mil agentes atuarão nesse reforço do policiamento ostensivo. São homens e mulheres da Polícia Militar e da Polícia Civil.

No caso da PM, haverá ainda o reforço de 500 alunos do curso de formação de soldados e do curso de habilitação de oficiais, segundo informou o coronel Scheiwann Lopes, comandante-geral da Corporação. Ele explica que o principal foco da Operação Boas Festas será a capital, Teresina, e o litoral piauiense em razão da concentração do fluxo de gente.

Efetivo de mais de 20 mil policiais atuará no reforço da segurança no fim de ano no Piauí - (Divulgação/SSP-PI) Divulgação/SSP-PI
Efetivo de mais de 20 mil policiais atuará no reforço da segurança no fim de ano no Piauí

“Todos os centros comerciais da capital – Parque Piauí, Dirceu, Santa Maria, Mafuá – estarão cobertos com policiamento ostensivo em todas as modalidades (motocicleta, bicicleta, policiamento a pé e viaturas). Assim será também no extremo Norte do nosso Estado, principalmente no litoral, que tem maior incidência de gente procurando as praias para descansar no fim de ano. Queremos que estas pessoas vejam a polícia na rua e se sintam mais seguras”.

Coronel Scheiwann LopesComandante-geral da Polícia Militar do Piauí
Coronel Scheiwann Lopes, comandante-geral da PM - (Divulgação/SSP-PI) Divulgação/SSP-PI
Coronel Scheiwann Lopes, comandante-geral da PM

A Operação Boias Festas também será deflagrada em cidades do interior do Piauí que recebem um fluxo maior de turistas neste fim de ano, a exemplo de cidades-polo como Picos, Floriano e Oeiras. “É um período em que muitas pessoas costumam voltar para casa para o recesso de fim de ano, e tem muita gente que mora no interior e trabalha na capital. Queremos que esse retorno seja tranquilo e esse recesso seja aproveitado em segurança por todos”, frisou o coronel Jackson Galvão, coordenador do Departamento Geral de Operações da PM.

Além dos militares, a Polícia Civil deve reforçar o contingente de agentes em atuação neste fim de ano justamente para dar conta do aumento que se espera na quantidade de prisões que serão efetuadas.

Polícia Militar deflagrou a Operação Boas Festas Seguras - (Divulgação/SSP-PI) Divulgação/SSP-PI
Polícia Militar deflagrou a Operação Boas Festas Seguras

“Nosso foco é sempre maior nas áreas de circulação de pessoas. Teremos um aumento no policiamento ostensivo e, em razão disso, a Polícia Civil deve receber, também, mais conduzidos. Vamos intensificar as representações de prisões preventivas e outras medidas cautelares”, afirmou o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública.

A Operação Bofas Festas começa nesta segunda-feira (18) e segue até o dia 02 de janeiro em todo o Piauí.