Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estudantes encaram segundo dia de provas do Enem no Piauí

No momento da abertura dos portões, ao meio-dia, já era intensa a presença de alunos e familiares

12/11/2023 às 12h35

Atualização

O fechamento dos portões na Uespi, no Bairro Pirajá, registrou correria de estudantes para conseguir entrar no local. Todos os participantes conseguiram acesso antes das 13h, quando os portões foram fechados. A aplicação da prova tem início às 13h30 e segue até às 18h30 (horário de Brasília). 

Última estudante a entrar  - (Jailson Soares / O Dia ) Jailson Soares / O Dia
Última estudante a entrar

Matéria original

Os estudantes piauienses encaram neste domingo (12) o segundo dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Na metade da manhã teve início a movimentação nos locais de aplicação distribuídos em diversas zonas de Teresina, o município do estado com o maior número de participantes. No momento da abertura dos portões, ao meio-dia, já era intensa a presença de alunos e familiares.

Em uma faculdade na zona Leste da capital, a estudante Paula Ribeiro, que realiza o Exame pela primeira vez, chegou cedo para garantir tranquilidade na prova. Ela avaliou que o seu desempenho no primeiro dia, inclusive com a redação, lhe dá confiança para esse último dia.

“O primeiro dia foi muito bom. Me preparei bastante, conseguir desenrolar bem o tema da redação. Para o segundo dia estou bem confiante, espero que minha confiança passe para a prova. Cheguei bastante cedo, porque é melhor chegar cedo do que me atrasar”, disse a jovem que quer cursar fisioterapia ou educação física. 

Paula Ribeiro - (Jailson Soares / O Dia) Jailson Soares / O Dia
Paula Ribeiro

Já a estudante Giovana Bispo, que realiza da prova no campus da Universidade Estadual do Piauí, no Bairro Pirajá, não escondeu o nervosismo no momento que chegou ao local da prova, apesar de ser a terceira vez seguida que realiza o Enem. Com o objetivo de cursar medicina, as questões de hoje exigirão um bom desempenho da aluna.

“Estou um pouco nervosa, mas vai dar certo. O primeiro dia foi bom, gostei da redação. Essa é a terceira vez que faço, mas valendo mesmo é a segunda. Ontem eu busquei me manter mais calma, não pegar em livro e ter uma noite tranquila para fazer uma prova melhor”, comentou Giovana. 

Estudantes aguardando a abertura dos portões  - (Jailson Soares / O Dia ) Jailson Soares / O Dia
Estudantes aguardando a abertura dos portões

O bancário Valdério Soares Lopes, pai de Giovana, acompanhou a filha até o local da prova. Para ele, sua presença serve para tranquilizar a jovem e garantir que não haja atraso na chegada. “A gente vem antes, olha o local da prova. A primeira vez tem mais aquela tensão sobre o local da prova. Agora no segundo dia fica mais fácil. Todo ano eu trago, sempre acompanhei”, disse. 

Valdério Soares Lopes - (Jailson Soares / O Dia ) Jailson Soares / O Dia
Valdério Soares Lopes

Em todo o estado, o Enem possui 288 locais de aplicação de provas distribuídos em 33 municípios. Ao todo, foram quase 100 mil inscritos no Piauí. Desse número, 99.664 compareceram para fazer as provas do primeiro dia, o que representa uma taxa de abstenção de 26%, a quinta menor taxa do país

SEGUNDO DIA

Neste segundo dia serão aplicadas 45 questões de matemática e sua tecnologia e mais 45 questões de Ciências da Natureza, que envolve as disciplinas de química, física e biologia,