Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em Projeto de Lei enviado à Alepi, Governo pretende pagar os precatórios até 2029

O projeto deverá ser votado pelos deputados após a abertura do ano legislativo.

16/01/2025 às 16h47

O Governo do Estado enviou para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), um Projeto de Lei que dispõe sobre o plano de pagamento dos débitos dos precatórios do Estado do Piauí, com previsão de quitação da dívida total até 2029.

Palácio de Karnak, sede do Governo do Piauí. - (Divulgação) Divulgação
Palácio de Karnak, sede do Governo do Piauí.

O débito será pago de forma escalonada, com repasses mensais e incrementos progressivos, conforme determina a Constituição Federal. Para o governo, essa medida pode ser positiva por equilibrar as contas públicas com a quitação dos débitos judiciais. O Projeto de Lei foi enviado nesta quinta-feira (15) a Alepi.

Na quarta-feira (15), o presidente da OAB Piauí, Raimundo Júnior, comemorou nas redes sociais a decisão do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), que restabeleceu o pagamento dos valores a título de precatórios, com repasses mensais que aumentaram de R$ 19,5 milhões para R$ 43 milhões.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Na publicação, o presidente afirma que a medida irá reduzir consideravelmente o tempo de pagamento dos precatórios, podendo garantir uma maior justiça e celeridade para o pagamento da dívida: “Esta conquista reafirma o papel da OAB/PI na defesa da ordem jurídica e dos direitos dos credores, garantindo que todos tenham seus direitos respeitados e protegidos.”

O Dr. Astrogildo Assunção, presidente da Comissão de Precatórios da OAB/PI, destacou a importância do resultado para a classe: “Com este aumento nos repasses, estamos mais próximos de assegurar que credores, especialmente os mais vulneráveis, recebam seus valores de forma mais justa e em menor prazo,” finalizou.

Veja aqui o Projeto de Lei


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.