O Partido Progressistas (PP) vai para a disputa das eleições de 2024, no Piauí, menor, quando comparado às eleições de 2020. A queda no número de candidatos a prefeito no estado representa um total de 58,9% de candidatos.
Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que nestas eleições municipais, o PP conseguiu registrar apenas 53 candidatos a prefeito, sendo que nas eleições de 2020, o número foi bem superior, quando registrou 129 candidatos.
Diferentemente do Partido dos Trabalhadores (PT), que apresentou um aumento considerável, nas eleições de 2024, 136 candidaturas foram registradas, sendo que nas eleições de 2020, 81 candidatos a prefeito.
De acordo com o deputado estadual, Wilson Brandão (PP), apesar do Progressistas não ter logrado êxito nas eleições de 2022 na chapa majoritária, a sigla continua forte no Brasil e no Piauí.
“Nós temos dezenas de candidatos a prefeito, dezenas de vice-prefeito e outras centenas de candidatos a vereador. Eu acredito que ele vai ser o partido forte e importante no processo sucessório de 2026”, ressaltou.
Para o deputado Wilson Brandão, ainda é muito cedo para falar de esvaziamento da oposição do Governo do Estado e que acredita que apenas no ano eleitoral de 2026 que os grupos serão definidos.
“Eu vejo que é tudo muito precoce, quando se fala em uma oposição pequena, sendo que nós estamos ainda a dois anos e meio de uma eleição para Governo do Estado, presidente da república e para senador. Acredito que somente no ano eleitoral é que os grupos se definem. Ninguém sabe até onde o grupo do governo estará compacto para as eleições 2026. Cabe a nós fazer o nosso trabalho de oposição, para que a gente possa contribuir para os projetos do Governo”, analisou.
Desistência da reeleição
Diante das incertezas, a única certeza é que o deputado estadual Wilson Brandão (PP) não irá buscar a reeleição nas eleições de 2026. Para ele, sua missão como parlamentar já foi cumprida ao longo dos seus 36 anos como parlamentar, em nove mandatos.
“Eu já comuniquei publicamente que essa foi minha última eleição de 2022 e que em 2026 não serei mais candidato. Acho que cumpri a minha missão, são 9 mandatos, efetivamente trabalhados na Assembleia, nas comissões, em plenários, nas audiências públicas, nos municípios pelos quais eu represento e que fui votado. Eu me considero um político vitorioso por tudo que eu fiz”, finalizou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.