Neste 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data também marca o Junho Vermelho, mês de conscientização sobre o tema. Assim, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) realiza uma campanha para convidar os piauienses a participarem desta ação importante e que, literalmente, salva vidas.
Atualmente, o Hemopi opera com um estoque considerado regular, de aproximadamente 3.500 doações mensais. Porém, com a aproximação do mês de julho, período de férias e que há uma baixa nas doações, o Hemocentro alerta para que as pessoas não deixem de doar, especialmente os tipos sanguíneos negativos, que mais sofrem com a queda.
“Quando há quedas, que geralmente acontece nos meses de férias, como julho, dezembro e janeiro, as doações de sangue caem até 30% e os tipos sanguíneos negativos são os que mais costumam diminuir. Isso acontece também porque eles [tipos negativos] incidem numa parcela menor da população. De 100% da população mundial, 50% possui +O e os outros tipos sanguíneos são divididos pelos outros 50% da população”, explica Rafael Alencar, diretor do Hemopi.
Durante a semana de 12 a 17 de junho, o Hemopi desenvolverá diversas ações de conscientização para doação de sangue. Espera-se para este mês que sejam doadas quatro mil bolsas de sangue, mantendo a média de 2022. “Junho é um mês festivo, onde as pessoas procuram mais e há um aumento de doação de sangue, até mesmo porque ocorrem muitas parcerias, então esperamos ultrapassar a marca das quatro mil bolsas de sangue”, destaca o diretor do hemocentro.
As ações realizadas em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue acontece em Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano. O Hemopi também solicitou iluminação especial na Ponte Estaiada e no Palácio de Karnak alusiva ao Junho Vermelho.
Vale destacar que o sangue doado é utilizado, não somente por aqueles pacientes que realizam hemodiálise, mas também por aqueles que irão passar por algum procedimento cirúrgico. Nesta terça-feira (13), a família e o piloto do avião que caiu na segunda (12) pediu doação de sangue para que pudessem passar por cirurgia
Requisitos básicos para doação de sangue
-> Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
-> Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
-> Estar em boas condições de saúde;
-> Pesar no mínimo 50 kg;
-> Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
-> Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas.
-> Não é necessário estar em jejum;
-> Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
-> Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
-> Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 7 dias;
-> Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;
-> Não ter diabetes em uso de insulina.